De um lado, temos as altas taxas de desemprego e saturação do mercado de trabalho, especialmente em algumas áreas. Do outro, existe uma enorme oferta de empregos, devido à escassez de profissionais para preenchê-las.
Apesar de um cenário um tanto quanto complexo, mesmo com a queda na taxa de desemprego, o Brasil ainda sofre muito com a falta de mão de obra qualificada em diferentes setores, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esse fenômeno cria uma situação em que trabalhadores buscam desesperadamente oportunidades de trabalho em áreas saturadas, da mesma forma que as empresas também buscam desesperadamente por candidatos com habilidades certas para atuarem em áreas específicas.
O profissional de vendas e serviços é extremamente procurado pelas empresas, onde, é necessário ter habilidades para prospectar novos clientes, desenvolver propostas comerciais, bem como a negociação de contratos.
O setor da saúde é um dos maiores e que mais cresce no nosso país, levando assim à frequente carência de profissionais da área, em especial dos técnicos de enfermagem.
O envelhecimento populacional, tal como a necessidade frequente de hospitais, faz com que o técnico de enfermagem seja altamente procurado.
O auxiliar de contabilidade ajuda contadores a realizarem tarefas que envolvem o controle de planilhas, lançamento de dados, conciliação bancária, tal como organização de documentos fiscais e financeiros.
O desenvolvedor mobile trabalha com a criação e desenvolvimento de aplicativos para telefonia móvel, tanto Android quanto iOS. Esse é um dos ramos da tecnologia de maior crescimento, que fatura bilhões, e está necessitando a todo momento de novos profissionais.
Naturalmente, a profissão de caminhoneiro está perdendo espaço, especialmente entre os mais jovens. Contudo, o transporte de cargas do Brasil é feito na maioria das vezes através do transporte rodoviário, o que eleva a busca das empresas por esse tipo de profissional.
O operador de telemarketing trabalha com o atendimento ao cliente, seja vendendo produtos, negociando ou mesmo realizando pesquisas de mercado, ou serviços.
Outra profissão na área da saúde super valorizada e que necessita de novos profissionais é a de técnico em radiologia. Esse profissional trabalha realizando exames e diagnósticos por imagem. Uma profissão super procurada e que possuí salários que vão de R$ 2.600 a R$ 4 mil.
Se os desenvolvedores de aplicativos móveis estão em alta, os desenvolvedores de software também. Também conhecido como programador, esse profissional atua desenvolvendo, testando e implementando sistemas e aplicações digitais.
A manutenção da rede elétrica é necessária em qualquer construção, seja ela residencial, comercial ou industrial. No entanto, faltam profissionais da área para atender às demandas necessárias do mercado.
O mundo está vivendo a transição para o digital, mas para que essa transição e para que o mundo digital seja seguro, será preciso contar cada vez mais com especialistas em segurança da informação, para garantir a integridade de sistemas e dados na rede.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…