14º salário para aposentados e pensionistas do INSS será pago em 2021? Confira

Em decorrência dos impactos socioeconômicos da pandemia do covid-19, o Governo Federal teve que tomar uma série de medidas visando o amparo do cidadão brasileiro, em especial aqueles que possuem baixa renda. Neste sentido, assim como em 2020, em 2021 houve a antecipação do 13º salário, devido aos trabalhadores normalmente no final do ano. 

Em razão disso, surge um debate a respeito de como ficará a renda dos segurados ao final do ano. Assim sendo, ainda em 2020 foi desenvolvido um Projeto de Lei (PL) incumbido da criação de um 14º salário emergencial destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A proposta visa auxiliar os segurados financeiramente mediante a ausência do 13º salário ao final do ano, de modo que prevê o pagamento para os aposentados e pensionistas do instituto. 

Ademais, o relator da proposta Paulo Paim (PT-RS), permanece na defesa da aprovação do 14º salário, dado que, além de amparar financeiramente os segurados, a medida poderia fomentar a economia, conforme dito pelo deputado em entrevista à Agência Senado, em abril.

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Apesar disso, parte do legislativo ainda apresenta uma certa resistência à medida. Sendo assim, ainda não há uma previsão para liberação do benefício. 

Projeto de Lei do 14º salário

O PL teve origem a partir de uma ideia legislativa de autoria do advogado Sandro Gonçalves, a qual recebeu tantas assinaturas que foi convertida em Projeto de Lei. 

A proposta está sendo debatida desde 2020, ano em que foi desenvolvida frente aos desafios da pandemia, todavia, não foi possível sua aplicação. Partindo da premissa que 2021 não está em cenário muito diferente, muitos segurados aguardam a liberação do 14º salário. 

A ideia é ir ao socorro de aposentados e pensionistas, os quais fazem parte do grupo de risco, bem como injetar recursos financeiros na economia do país. Atualmente, a proposta permanece em avaliação no Senado Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Recent Posts

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

22 minutos ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

28 minutos ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

2 horas ago

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

3 horas ago

Receita adia exigência do preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026

O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…

4 horas ago

BC lança função que bloqueia abertura de contas sem autorização; veja como ativar

Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…

4 horas ago