Chamadas
2 dicas de como receber a restituição do seu IR 2023 mais cedo!!
As declarações do imposto de renda começaram no mês de março e seguem até o dia 31 de maio. Contudo, você sabia que há maneiras de obter a sua restituição mais cedo? Uma informação já conhecida é que como nos anos anteriores, o calendário de pagamentos será dividido em 5 lotes, sendo que o primeiro a prioridade é para idosos e professores.
Outra dica é que as declarações que chegam primeiro na Receita Federal (RF) também têm mais chances de restituição nos primeiros lotes. Isso porque o contribuinte que manda o documento primeiro, recebe o dinheiro de volta mais rápido, desde que não haja erros ou pendências na declaração.
Todavia, em 2023, há duas novas possibilidades de receber a sua restituição logo nos primeiros lotes. A primeira é a declaração pré-preenchida e a segunda é a restituição via Pix.
Acompanhe a leitura e fique por dentro.
Leia também: IR 2023: Aprenda A Alterar E Enviar Uma Declaração Retificadora
Declaração pré-preenchida
Além de ser de fácil envio, quem optar por essa modalidade receberá os valores mais cedo. A pré-preenchida é um formato de declaração automatizado com dados já disponibilizados por fontes pagadoras e de despesas reunidas pela Receita.
Nela, os dados do IR já são disponibilizados ao contribuinte, que só precisa conferir as informações antes de enviá-las à Receita Federal. O processo de conferência dos dados precisa ser minuciosamente realizado para evitar a temida malha fina.
Também é importante salientar que só é possível utilizar o formato pré-preenchido quem já possui conta Gov.br níveis prata ou ouro.
Restituição Via Pix
A segunda maneira de receber antecipadamente é a utilização do Pix como método para recebimento da restituição. Disponível desde a declaração do ano passado, o Pix, agora, também contará como critério para prioridades.
A chave a ser utilizada neste caso será obrigatoriamente o CPF, para excluir quaisquer chances de erros, já que o CPF também estará presente na declaração do contribuinte.
Leia também: Como Realizar Doações No Imposto De Renda 2023?
Datas dos Lotes de Restituição
Veja a seguir quando a Receita vai liberar os lotes deste ano:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep