No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração do Imposto de Renda 2025. Oficialmente, a data ainda não foi divulgada, todavia é sempre nos meses de março maio.
Portanto, começar agora a separar toda a documentação é muito importante e até mesmo recomendável. Assim, o contribuinte não perde prazo e o risco de cair na malha fina é menor.
A Declaração do IR envolve diversas informações pessoais e financeiras da vida de um cidadão e de sua família, deixar de apresentar algum documento pode fazer com que você caia na malha fina.
Todavia, quais são os documentos obrigatórios para a Declaração do IR em 2025? Acompanhe a leitura onde listamos os principais.
Seguindo as regras do ano passado, devem declarar o Imposto de Renda em 2025 quem:
A declaração do Imposto de Renda 2025 deve informar os rendimentos tributáveis e não tributáveis que foram recebidos ao longo do ano-calendário de 2024.
Leia também:
Podemos dividir essa documentação em três categorias: documentos pessoais, comprovantes de renda e comprovantes de pagamentos. Junte tudo e depois é só esperar a Receita Federal liberar o programa da declaração. Veja:
Para elaboração da sua declaração de IR em 2025, é preciso estar em posse de documentos pessoais seus e dos seus dependentes, veja quais informações são obrigatórias:
Destacamos que, não é somente a renda do Declarante, a renda dos seus dependentes (se houver) também deve ser declarada no Imposto de Renda.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025