Chamadas
3 descontos indevidos no salário dos trabalhadores
O salário se trata da remuneração que o trabalhador recebe pelo seu serviço prestado, sendo assim, é o principal direito trabalhista previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O valor do salário é variável conforme o contrato de trabalho firmado entre o empregado e empregador, assim como as horas extras, adicionais e descontos.
Com relação à composição do salário, que também é impactado com os adicionais e descontos, hoje vamos apresentar três descontos que muitos trabalhadores já sofreram no salário, mas que são proibidos por lei.
Descontos indevidos no salário do trabalhador
O salário do trabalhador é composto pelo salário fixo contratual, mais os adicionais e menos os descontos (obrigatórios ou não). Todavia, quando falamos em descontos é necessário nos atentarmos para tal.
Isso porque, por vezes, o trabalhador pode estar sendo vítima de um desconto indevido no salário, o que acarreta em grandes prejuízos.
Dessa forma, para evitar possíveis transtornos, vamos conhecer três descontos indevidos mais comuns no salário do trabalhador.
Treinamentos
Os treinamentos fazem parte para uma melhor qualidade no exercício das atividades, todavia, o empregador não pode em hipótese alguma descontar algum valor do salário do trabalhador devido a tal situação.
Nem mesmo sob alegação de que o treinamento capacitará o trabalhador para o exercício de sua profissão em outros locais, poderá haver o desconto no salário.
Materiais ou equipamentos para trabalhar
Os trabalhadores muitas vezes devem utilizar materiais e equipamentos necessários para o exercício de sua atividade. Nesse sentido, a empresa deve oferecer gratuitamente esses itens para o exercício de sua função.
Logo, a empresa de forma alguma pode descontar valores justificando ser para a compra de materiais ou equipamentos necessários para o exercício de sua atividade, nem mesmo para repor equipamentos que já estão gastos ou estragados.
Multas para corrigir conduta do trabalhador
Muitos trabalhadores acabam sendo penalizados com multas aplicadas pelo patrão, seja, para corrigir alguma conduta indevida cometida pelo profissional, ou por não atingir o resultado esperado pela empresa.
Todavia, este tipo de desconto vai totalmente contra a legislação trabalhista e sob hipótese alguma deve ocorrer.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional17 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep