3 doenças mais comuns geradas ou relacionadas ao trabalho

O trabalho normalmente é onde as pessoas passam grande parte do dia, devido a isso, essa grande quantidade de tempo exercendo as atividades laborais podem se tornar grandes vilões da saúde dos trabalhadores.

Alguns pontos como os altos níveis de estresse laboral, como inadequadas condições físicas para realização de determinadas atividades e até mesmo a falta de equipamentos adequados podem resultar em doenças ocupacionais.

De maneira resumida, uma doença ocupacional se trata de uma doença associada ao exercício do trabalho e às condições onde o trabalhador está inserido.

Principais doenças ocupacionais

Vamos conhecer a seguir algumas das principais doenças relacionadas ao trabalho, suas causas e como é possível se prevenir de cada uma delas, acompanhe!

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

A Lesão por Esforço Repetitivo, conhecido popularmente como LER, possui um nome autoexplicativo, ou seja, a LER é causada pelos trabalhadores que acabam realizando a mesma ação repetidamente ao longo do dia. Assim, os trabalhadores que passam longos períodos frente ao computador, decorrente do esforço repetitivo de digitar pode adquirir a tendinite (inflamação dos tendões), por exemplo.

O grande problema da LER é que como, na maioria das vezes ela acaba passando desapercebida, só sendo notada quando já está em um estágio avançado, é preciso que os trabalhadores se atentem a qualquer desconforto que sintam ao longo do dia.

Nessa situação, para prevenir-se, o recomendado é realizar algumas pauses de descanso durante o exercício da atividade, praticando a conhecida ginástica laboral.

Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho

Muitas vezes sofrimentos psiquiátricos podem surgir durante o trabalho, como, por exemplo, a ansiedade e o estresse, que comumente estão relacionados a pressão gerada em seu ambiente de trabalho, por excesso de cobranças, carga horária, desentendimentos, dentre outros.

Quando envolvemos essas doenças psiquiátricas o caminho é sempre o mesmo, busque dialogar e melhorar o ambiente de trabalho ou convívio com seus colegas, faça intervalos a cada três horas para tomar um café ou lanchar, essa situação contribuí para aumentar a produtividade e melhorar os níveis de estresse no ambiente de forma geral.

Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT)

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, mais conhecido como DORT, é relacionado aos trabalhadores que exercem atividade com a postura inadequada, conhecidas como posturas anti-ergonômicas.

Caso não sejam tratadas a tempo, as DORTs podem se agravar causando até mesmo a invalidez do trabalhador. Por isso a importância da postura para manter a coluna saudável.

Para combatê-lo, uma excelente dica é a prática de atividade física, promovendo o fortalecimento dos músculos e o cuidado com a postura. Assim, as chances de sofrer desse mal tornam-se muito menores, e os riscos podem ser eficazmente controlados.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago