Destaque
4 tendências do mercado de trabalho que mudarão em 2025
Com a chegada de 2025, o mercado de trabalho passará por muitas mudanças, impulsionadas especialmente por novos avanços tecnológicos, mudanças econômicas, assim como nas perspectivas da força de trabalho em todo o mundo.
Até o período de pré-pandemia em 2020, os trabalhadores buscavam especialmente atingir objetivos financeiros maiores, entretanto, esse cenário acabou mudando significativamente em um curto espaço de tempo.
Além de se preocuparem em atingir objetivos financeiros mais expressivos, os trabalhadores agora se concentram também em outros fatores que não eram tão considerados, como o bem-estar, o engajamento, tal como a flexibilidade.
Em resposta a essas mudanças de perspectivas que impactam os trabalhadores, as empresas estão adaptando suas abordagens para a contratação, cultura organizacional e especialmente na retenção de novos talentos.
Mudanças do mercado de trabalho para 2025
Com mudanças de perspectivas por parte dos trabalhadores, mudanças na economia, tal como a integração e o desenvolvimento de novas tecnologias, vamos compreender as principais tendências que moldarão o mercado de trabalho em 2025.
1. Aprendizado e desenvolvimento de novas competências
O mercado de trabalho está se fechando cada vez mais para profissões que não possuem qualificação. Em 2025, esse cenário estará cada vez mais presente, com novas oportunidades de emprego exigindo cada vez mais qualificação e conhecimentos específicos.
Conforme a automação e a inteligência artificial remodelam as indústrias, os profissionais devem investir cada vez mais em requalificação, aprimoramento e desenvolvimento de novas habilidades, para que possam continuar relevantes no mercado e tendo perfis alinhados ao que as empresas buscam.
Está ficando cada vez mais claro que as empresas estão optando por profissionais que demonstrem adaptabilidade, criatividade e disposição para aprender. Para se sair bem no mercado de trabalho em 2025, será preciso investir em mentorias, cursos, treinamento e certificações, para ter mais chances de prosperar em sua carreira.
2. Ascensão de empregos ligados a tecnologia
Um dos setores que não para de crescer e de buscar por novos profissionais está ligado a área da tecnologia. As áreas mais valorizadas para 2025 estarão ligadas ao desenvolvimento de software e aplicativos, Machine Learning, segurança cibernética, ciência de dados e inteligência artificial.
Outras tecnologias como blockchain, realidade virtual e computação quântica também estão em um grande “boom” no mercado, gerando inúmeras oportunidades extremamente valorizadas para profissionais que se adequarem a essas necessidades.
3. Recuperação econômica e geração de empregos
Conforme os países se recuperam gradualmente do período de pandemia, nesses locais, o mercado de trabalho deve ser aquecido. Da mesma forma, países que não conseguem recuperar sua economia devem sofrer o efeito contrário, tendo que lidar com mais demissões e menos oportunidades.
Economistas especulam que países com políticas fiscais mais robustas experimentarão um crescimento econômico e de empregos muito maior do que aqueles que estiverem vivendo em instabilidade política.
4. Inflação nos empregos
Uma preocupação global se chama inflação, e ela está diretamente ligada ao mercado de trabalho em 2025. Conforme os bancos centrais se veem obrigados a elevar as taxas de juros para combater a inflação, as empresas nesses locais vão enfrentar uma desaceleração de contratações devido ao aumento de custo.
Cenário este que terá impacto especialmente em indústrias que dependem de investimentos de capital, a exemplo da construção e manufatura. Todavia, setores ligados a tecnologia e à saúde, que dependem menos de uma infraestrutura física, serão um dos poucos setores com espaços para crescer mesmo com a inflação.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.