Categories: Destaques

4 vantagens de ter uma PME como parceira

As pequenas e médias empresas (PMEs) têm muitas vantagens sobre seus concorrentes maiores. Como um grande elefante, as companhias de maior porte geralmente não são tão ágeis e velozes como as pequenas. O fato é que grandes empresas muitas vezes são prejudicados pelo seu tamanho.

Ao tempo que pequenas empresas podem ser mais facilmente inovadoras, pois na maioria dos casos não tem um legado a ser carregado. O ritmo de uma pequena empresa também é muitas vezes mais rápido, e essa velocidade é frequentemente uma vantagem na hora de comprar ou contratar essa empresa.

Assim, confira quatro vantagens de ter uma PME como parceira de negócio:

Mudanças mais rápidas: Uma grande empresa deve envolver muitas pessoas e processos no desenvolvimento de produtos ou novos serviços, isso retarda muito o processo e gera uma enorme desvantagem. Contratar empresas menores pode dar mais agilidade em eventuais mudanças necessárias em produtos e serviços

Espírito de família: O atendimento mais pessoal e próximo também é uma vantagem que as pequenas empresas têm sobre as maiores. Ter um responsável único pelo atendimento muitas vezes irá salvar de muito stress.

Não só por evitar repetir muitas vezes a mesma história, mas também por poder contar com um profissional que conhecem melhor os detalhes de cada cliente. O próprio relacionamento entre os funcionários de uma empresa menor é mais próximo e isso gera muita sinergia.

Mais Próximo ao Cliente: Estar perto do cliente é importante para o sucesso nos negócios, e uma pequena empresa é frequentemente muito mais próximo a do cliente do que uma grande.

Uma pequena empresa pode se reunir com o cliente com mais frequência e desenvolver um relacionamento mais pessoal do que uma grande empresa.

Uma grande empresa tem muitas camadas e departamentos e muitas vezes têm procedimentos que impedem contato próximo com o cliente. Eventuais queixas do cliente podem ser tratadas mais rápido e em um nível mais pessoal em uma pequena empresa, fazendo relações com os clientes de longo prazo mais fácil e mais rentável.

Estrutura enxuta: Uma pequena empresa é, por natureza, muito magra. Há menos funcionários do que em uma organização maior e também menos níveis de gestão.

Com menos funcionários, uma pequena empresa pode muitas vezes ser mais competitiva em preço. Ter menos camadas de gestão torna também menor o tempo de decisão, permitindo a flexibilidade e adaptabilidade que uma empresa maior não tem.

*Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing

loureiro

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

7 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

7 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

8 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

9 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

9 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

9 horas ago