Contabilidade

46% das empresas ainda não compreendem a funcionalidade da declaração EFD-Reinf, aponta pesquisa da NTT DATA

Mesmo após sete anos de implementação e obrigatoriedade progressiva, a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) ainda é um ponto de dificuldade para 46,51% das empresas como apontado por um levantamento recente da NTT DATA, feito com mais de 200 colaboradores administrativos de diversas companhias nacionais. O módulo, que integra o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), tem como objetivo substituir diversas declarações acessórias, centralizando diversas informações de retenção e fornecendo uma conformidade tributária.
 

Segundo uma pesquisa realizada pela NTT DATA com 215 colaboradores de diferentes empresas do território nacional, 46,51% das corporações ainda possuem dificuldades de compreender como coletar os dados para que as informações solicitadas pela declaração estejam em conforme. Os 53,49% que compreendem como executar a arrecadação também declararam certa dificuldade em relação aos pormenores da tarefa, especialmente em relação aos ajustes feitos ao longo do ano.
 

“A falta de conhecimento técnico e o baixo investimento em capacitação e tecnologia têm levado a erros no envio das informações e, consequentemente, a riscos de autuações e penalidades”, explica Juarez Mata, Product Manager do GUEPARDO Tax, software fiscal da NTT DATA.
 

Ao especificar as dificuldades, a pesquisa também aponta que 25% dos colaboradores ainda se encontram no estado de aprendizado sobre a declaração, enquanto 40% não entende como conciliar os dados e sincronizar as informações específicas de cada empresa a fim de evitar as inconsistências tributárias.
 

Outras obrigações acessórias presentes no módulo SPED também são pontos de preocupação. Isso porque, 10% dos entrevistados relatam dificuldade nas declarações EFD, eSocial e DCTFWeb apontando uma inconsistência nas informações obtidas em cada uma. É preciso compreender que o EFD é especificamente relacionado aos impostos e o eSocial destinado à prestação de contas sobre a relação entre trabalhadores, o DCTFWeb é alimento postumamente pelas declarações anteriores, isso se feitas de forma correta.
 

Além disso, o fato de que o EFD integra diversos departamentos para além do fiscal, como o de recursos humanos e contábil, também é um fator de preocupação das empresas, como relatado por 5% dos entrevistados. Este fator ocorre pela abrangência de dados requeridos pela declaração, que vão desde notas fiscais de serviços até informações sobre retenções e contribuição.
 

“O agrupado de tantas informações para a prestação de conta não é uma tarefa simples e rápida. Além disso, a ausência de processos automatizados e o uso de sistemas desatualizados agravam o cenário”, afirma Mata.

Para reverter essa situação, é fundamental que as empresas adotem uma postura proativa, investindo em treinamentos, revisão de processos internos e soluções tecnológicas que garantam conformidade com as exigências da Receita Federal. Além disso, a atualização constante das equipes é essencial, já que o EFD-Reinf passa por mudanças frequentes, como novos eventos, layouts e prazos de entrega.
 

O cumprimento correto do EFD-Reinf vai muito além de uma obrigação fiscal, ele representa um passo importante rumo à maturidade digital e à governança tributária das organizações, fatores decisivos para a sustentabilidade e competitividade no ambiente corporativo atual.
 

Sobre a NTT DATA 

A NTT DATA, 6ª maior empresa de tecnologia do mundo possui presença em 58 países e mais de 195.000 colaboradores. A companhia oferece um portfólio abrangente e sob medida de serviços e soluções para impulsionar os negócios.
 

A empresa domina diversas tecnologias combinadas com softwares próprios para criar soluções inovadoras e personalizadas que atendem às necessidades únicas das organizações. Atua em todas as áreas das empresas, desde a gestão de processos até a experiência do cliente, garantindo uma visão holística completa e integrada do seu negócio.
 

Como parte do grupo NTT DATA, tem como compromisso ajudar as empresas a se transformarem, crescerem e se tornarem mais competitivas, conectando seu profundo conhecimento em tecnologia às oportunidades de negócio, impulsionando o sucesso a longo prazo.

Leia mais:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Reforma Tributária: Amazon AWS Anuncia Mudanças no Faturamento a Partir de 2026

A AWS Serviços Brasil Ltda. (AWS SBL) comunicou aos clientes brasileiros que iniciará mudanças em…

3 horas ago

Jornada parcial de trabalho garante férias proporcionais? Entenda

Entenda o direito deste tipo de contrato de trabalho que tem previsão na CLT

3 horas ago

Reforma da Renda 2025: O Dilema Estratégico da Distribuição de Lucros

Empresário, o cenário fiscal brasileiro atravessa a maior transformação em décadas com a aprovação da…

4 horas ago

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com novas mudanças

Tecnologia vem como forte aliada para o processo de implementação das novas normas

5 horas ago

Veja quem pode alcançar aposentadoria aos 55 anos

Tudo o que você precisa saber para conquistar a aposentadoria especial aos 55 anos

5 horas ago

Abono PIS/Pasep: prazo final 2025 e as novas regras para 2026

Será no próximo ano que os novos parâmetros para concessão do abono passarão a ser…

6 horas ago