Categories: ChamadasContabilidade

5 motivos para sua empresa contratar um contador

Muitos empreendedores encaram o contador como apenas mais uma despesa obrigatória em sua lista de contas a pagar. Mas não é bem assim! O contador é um especialista que pode ser um parceiro estratégico para alavancar seu negócio.

O contador é o profissional que estará presente desde a abertura do negócio e irá cuidar de todo o fluxo de recursos da empresa. Ele concentra em si todos os dados sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.

Fique sabendo que a figura do contador, que durante muitos anos foi vista como um privilégio das grandes empresas, hoje se mostra cada vez mais presente e requisitada no dia a dia de pequenas e microempresas.

Acompanhe a leitura e veja a importância deste profissional.

Leia também: Veja A Importância Do Contador Para Um Escritório De Advocacia 

Para que serve um contador?

O contador é um profissional especializado e de confiança, que geralmente fica encarregado do cálculo de todos os tributos devidos. Além disso, também zela pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei, bem como da manutenção de livros contábeis. 

O contador pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Por que a figura do contador se faz necessária na minha empresa?

Para responder a essa pergunta, o administrador deve fazer uma análise de sua estrutura contábil atual e verificar se cumpre com todas as suas obrigações tributárias e com as exigências legais para fins de fiscalização da Receita. Além disso, deve avaliar se o fluxo de caixa, receitas e investimentos estão sendo aproveitados em seu potencial máximo.

Contratar um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais.

Imagem: showtimeag / freepik

Papel do contador nas empresas

Vejamos agora algumas das atribuições deste profissional dentro de uma empresa.

1 – Abertura de uma empresa da forma correta

Para se abrir um negócio é necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas à empresa. O contador pode fornecer essa assessoria para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária desde a constituição e que reduza os riscos societários.

2 – Controlar os impostos a pagar e planejamento tributário

O Contador como conhecedor da dinâmica de tributos poderá controlar quais impostos uma PME deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento para minimizar os impostos.

Pois outra forma de perder dinheiro em uma empresa é fazer escolhas tributárias erradas. Aqui o auxílio especializado faz total diferença.

3 – Analisar o desempenho da empresa

Com a ajuda de um contador o empresário poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá mesmo que o empresário não tenha suas finanças organizadas, embora o ideal seja que ele tenha um controle financeiro para que o contador possa demonstrar os resultados de forma mais assertiva.

4 – Garantir a regularidade fiscal da empresa

O Contador deve entregar as obrigações acessórias para o fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que continue a operar, o contador é o profissional que pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ocorrer pelas Certidões Negativas de Débito.

Além dos impostos, o fisco cobra dos contribuintes uma série de obrigações acessórias. Não cumpri-las pode fazer o seu negócio pagar multas e ficar irregular.

Leia também: Importância Do Contador Nas Empresas Do Simples Nacional

5 – Pró-labore e divisão de lucros

O contador também pode ajudar você e seus sócios a decidirem sobre a melhor maneira para serem remunerados pelos seus investimentos e contribuições com a empresa.

Este é um tema delicado, mas que requer atenção especial dos empresários. Todos os dias negócios fecham as portas ou chegam a quebrar devido a desentendimentos entre os sócios.

A partir do estabelecimento da carga horária e das responsabilidades de cada parceiro, será discutida sua remuneração e o contador recomendará a forma menos custosa, de modo  a evitar conflitos.

Conclusão

Portanto, ter um contador é bastante importante para a “saúde” de uma empresa. Trata-se de um profissional de confiança, que pode e deve oferecer consultoria especializada para o sucesso do seu negócio. Pense nisso!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

37 minutos ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

4 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

5 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

6 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

6 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

7 horas ago