Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil
Diversos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já se perguntaram em algum momento se existem situações em que o INSS pode suspender ou até mesmo cancelar o pagamento do benefício. Essa é uma questão que muitas vezes pode preocupar o segurado. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre 10 motivos que podem gerar a suspensão ou até mesmo cancelamento da aposentadoria.
O INSS realiza frequentemente a revisão da concessão e manutenção dos benefícios concedidos, o objetivo é encontrar possíveis irregularidades ou erros.
Assim, quando algum benefício é concedido incorretamente, ou o valor pago se diverge do qual o aposentado teria direito, ou até mesmo quando uma documentação falsa é apresentada pelo segurado, são motivos que podem suspender o pagamento do benefício previdenciário.
É importante esclarecer, que ao identificar alguma irregularidade o INSS não suspende de uma vez o benefício, o Instituto convocará o segurado para apresentar sua defesa e comprovação da condição e o benefício somente será cessado caso o segurado não comprove os dados necessários para que o mesmo continue com o benefício nas condições iniciais.
A prova de vida é um exame anual em que o aposentado precisa fazer para comprovar que ainda está vivo, de modo a continuar recebendo seu benefício sem problemas.
Apesar de parecer estranho, ter que comprovar a vida é importante, pois, antigamente, muitas pessoas acabavam recebendo o benefício previdenciário de um familiar que havia falecido, afinal, não havia controle.
Essa situação é nova, e ocorre caso o segurado fique preso. Assim o benefício é temporariamente suspenso até que o mesmo seja solto. A possibilidade foi incluída recentemente através do Decreto 10.410/2020.
A reabilitação profissional consiste em um serviço disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), processo em que o trabalhador é considerado como “apto” a retornar às atividades profissionais.
É o momento onde o trabalhador tem acesso a uma equipe multidisciplinar, ou seja, ele poderá receber atendimento de saúde e de auxílio à sua realocação.
A segurada do INSS que recebe a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença e engravide passa a ter acesso ao salário maternidade, no entanto, por consequência terá o benefício suspenso para recebimento do salário maternidade e só voltará a receber o benefício anterior com o fim do salário maternidade.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025