A reforma tributária brasileira, prevista para ser implementada em 2026, trará mudanças significativas para o planejamento patrimonial e sucessório. Considerada uma das mais abrangentes dos últimos 30 anos, a reforma tem como objetivo simplificar o sistema tributário nacional e reduzir desigualdades fiscais, com a substituição de diversos tributos atuais — como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS — por um único imposto sobre consumo, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A reforma ainda impacta diretamente a transmissão de bens: haverá alterações no ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e a inclusão de bens localizados no exterior na base de cálculo desse imposto.
Ludmila Corrêa, sócia e advogada especialista da Finvity, plataforma para planejamento financeiro, patrimonial e sucessório, aponta que “essas mudanças exigem atenção redobrada já em 2025, para que as famílias e seus consultores consigam adaptar suas estratégias com tempo suficiente”. Para se antecipar e traçar a melhor estratégia possível, é necessário estar atento aos principais pontos propostos, como:
A reforma tributária representa um marco na forma como os brasileiros lidam com a transmissão de bens e sucessões. Embora traga desafios, ela também cria oportunidade para revisar estratégias e adotar soluções mais eficientes. Planejar com antecedência, buscar orientação de especialistas e utilizar tecnologias que simulem cenários personalizados são passos essenciais para garantir uma sucessão tranquila e alinhada às novas regras. O momento de agir é agora!
Sobre a Finvity
Fundada em 2021, a Finvity é pioneira na elaboração de uma plataforma completa para planejamento financeiro, patrimonial e sucessório. Com uma abordagem simplificada auxilia profissionais das áreas jurídica e financeira a compreender seus clientes de forma mais aprofundada, permitindo a oferta de soluções jurídicas e financeiras personalizadas, de maneira rápida e eficiente.
Leia também:
É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…
Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…
Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…
O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…
Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…
Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico