5 técnicas para motivar e desenvolver sua equipe

Todos nós já sabemos que uma equipe motivada e desenvolvida só tem a agregar em uma empresa, não é mesmo?

Quando todos os pontos importantes estão solucionados em relação a gestão de pessoas, significa que a equipe pode ser mais produtiva e, com isso possa evitar atritos entre os próprios membros.

Mas como fazer uma gestão efetiva para motivar e desenvolver os colaboradores da equipe?

Algumas estratégias são essenciais. Afinal de contas, as pessoas são naturalmente motivadas se as mesmas tiverem desafios e saberem que possuem a capacidade para cumprí-los.

Por isso, nesse post queremos te mostrar algumas ações e estratégias interessantes para engajar os membros do seu time e tornar os processos produtivos e estratégicos o mais dinâmico possível. Não deixe de ler nosso conteúdo!

1- Saiba sobre as necessidades da equipe

Antes de tudo, é importante explicarmos que as pessoas são complexas e que cada empresa precisa de uma estratégia diferente de motivação e desenvolvimento.

Devido a isso, antes de qualquer coisa, é extremamente importante que você analise as principais necessidades da equipe com quem você trabalha.

Se você tem uma empresa de equipamento de proteção individual, por exemplo, e após uma análise descobrir que o motivo da desmotivação é em relação ao salário ou benefícios, você já sabe que terá que realizar estratégias focadas nesses fatores!

2- Promova o melhor clima organizacional

O clima organizacional é o que irá permitir que os funcionários estejam totalmente satisfeitos com os próprios membros e com a organização.

Isso significa que um clima organizacional “perfeito” pode ser considerado um ambiente onde não há intrigas na equipe, e que a empresa tenha toda a estrutura adequada para receber os serviços profissionais dos colaboradores.

Há diversas maneiras de promover um bom clima organizacional dentro da empresa. Uma das formas mais comuns de integrar a equipe é realizando eventos e comemorações coletivas.

Todas as ações que proporcionem a melhor relação entre os profissionais e a empresa certamente irá motivar e engajar a equipe!

3- Faça treinamentos

Os treinamentos são indispensáveis se você quer um time totalmente capacitado para realizar suas tarefas.

Eles possuem como objetivo repassar alguma informação relevante para agregar conhecimento e otimizar os processos produtivos. Por exemplo:

Se você possui uma empresa de resina epóxi, faça treinamentos sazonais sobre a explicação dos produtos e como é como são feitos.

Também fale da importância desse produto no mercado e sobre as características do público que consome esse material. Enfim, explique todos os detalhes que achar necessário, com o intuito de educar, conscientizar e capacitar seus funcionários!

4- Tenha um sistemas de metas e recompensas

Outro item muito importante se você quer motivar seus funcionários é por meio da criação de metas e recompensas.

Por sua vez, inserir metas pode, de forma natural, desafiar um profissional em relação a sua capacidade produtiva.

Já as recompensas normalmente são postas se os mesmos cumprirem as determinadas metas, por exemplo. Esse sistema é muito utilizado em diversas empresas como forma de motivar e estimular os colaboradores a terem mais motivação e determinação!

O sistema de metas e recompensas também podem ser aplicadas em todos os setores. Em indústrias de fabricação de circuito impresso, por exemplo, as metas podem ser aplicadas com base nos processos produtivos e até estratégicos da organização.

5- Se relacione com seus profissionais

Por fim, sempre promova feedbacks e procure saber como está a jornada de trabalho de cada um dos seus funcionários.

Muita das vezes, o causador da desmotivação pode ser algo que deve ser tratado de forma específica. Por isso, o relacionamento e a comunicação com colaboradores devem sempre estar presentes no cotidiano da organização.

Com essas dicas, você terá membros mais produtivos e eficiente, além da sua empresa se desenvolver da melhor forma possível no mercado e se destacar!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Wanessa

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

21 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago