MEI
6 erros de marketing que podem prejudicar a pequena empresa
Ações feitas sem planejamento e de forma precipitada podem desperdiçar tempo e recursos
É comum que pequenos e médios empreendedores assumam a responsabilidade pelo marketing de suas marcas, já que contratar um profissional ou agência nem sempre é viável.
No entanto, é fundamental ter atenção para evitar erros que possam prejudicar o negócio. Ações feitas sem planejamento e de forma precipitada podem não trazer os resultados esperados e, ainda, desperdiçar recursos.
Pensando nisso, veja a seguir os seis principais erros de marketing que sua pequena empresa deve evitar. Fique atento e previna-se!
1. Não saber qual a função do marketing
Alguns empresários falam bastante sobre investir em marketing, mas muitos desconhecem o papel dessa ferramenta ligada ao setor de vendas da empresa. Ela é uma estratégia de gestão importante e que utiliza uma série de variáveis, que vão desde as características do produto até o estudo do cliente e do mercado. Por isso, é preciso se planejar e conhecer muito bem as melhores maneiras de utilizar o marketing a seu favor.
2. Considerar o marketing desnecessário
Pior do que não saber para que ele serve, é achar que o marketing é totalmente dispensável. Mesmo que você produza guarda-chuvas em uma cidade que chove 365 dias por ano, pensar em alternativas para manter seus produtos e serviços em alta é essencial.
Afinal, vai que a população comece a gostar de andar na chuva de uma hora para a outra? Mas marketing é isso: manter um olhar permanente sobre como o que você faz interfere na vida das pessoas.
Leia também:
- Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
3. Desconhecer seu público-alvo
Quando falamos em marketing, este é um dos erros mais básicos. Para que suas ações sejam efetivas, seu público-alvo deve estar muito bem definido, pois somente assim é possível identificar qual linguagem será adequada, quais são os meios mais eficazes para atingi-lo e também quais características do produto serão mais atraentes. Não esqueça! Desconhecer o seu cliente pode ser um erro fatal! Usar o seu sistema de vendas para traçar um perfil é uma ótima ideia para quem não tem como investir em uma pesquisa de mercado, por exemplo.
4. Ignorar o mercado em que atua
Quando uma empresa produz um produto ou serviço, deve entender que não é o único que presta esse serviço. Existem outras empresas que atuam no mesmo ramo, além da sazonalidade natural e das constantes mudanças que atingem o mercado consumidor. Na hora de pensar nas suas estratégias de marketing, portanto, é importante analisar todo esse ecossistema no qual a sua empresa está inserida.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
5. Achar que sempre vai dar certo
Essa é uma visão muito presente em empresas familiares: “Desde o tempo do meu avô, funciona assim e sempre deu certo”. Veja bem, a tradição nas empresas é uma característica muito positiva, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do negócio. É preciso saber que, algumas estratégias de marketing que funcionavam bem nos anos 70, podem não ser mais adequadas nos dias de hoje. Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de enxergar isso. Portanto, tenha sempre bom senso e coragem de mudar, além, é claro, de bons argumentos, baseados em estudos.
6. Falta de mensuração
Se uma série de campanhas de marketing foi feita no passado sem o devido acompanhamento, saiba que esse erro não deve ser cometido novamente. Estabeleça métodos permanentes para o acompanhamento dos resultados, seja por semana, mês, trimestre ou ano. Compare êxitos e os piores resultados, trace medidas para reversão e lembre-se que algumas estratégias de marketing podem levar algum tempo para surtir efeito.
Fonte: IOB Notícias
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional1 dia ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Negócios1 dia ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Imposto de Renda5 dias ago
Contribuintes na malha fina devem se regularizar com urgência. Fisco emite convocação
-
Imposto de Renda5 dias ago
Nova tabela do IR 2026: o que muda no salário, aposentadoria e rotina contábil?
-
Fique Sabendo1 dia ago
Pix Automático torna-se obrigatório e promete facilitar a vida do MEI