O score é uma pontuação atribuída por birôs de crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod, que usam modelos estatísticos e técnicas para determinar quais as chances de o consumidor se tornar inadimplente.
Utilizando o histórico de compras do consumidor, eles indicam a chance de deste conseguir pagar o crédito que deseja contratar.
Saber como aumentar o score de crédito é importante para aumentar as suas chances de conseguir realizar financiamentos e até mesmo aprovação junto a empresas de crédito.
Uma pontuação de crédito mais alta pode abrir as portas para menores taxas de juros. Se você quiser melhorar sua pontuação de crédito, há uma série de coisas simples a fazer. É preciso um pouco de esforço e, claro, paciência para esperar.
Porém, antes de mais nada, quais são os fatores que afetam seu score? Vamos falar a seguir.
O score de crédito é uma nota (pontuação) que cada pessoa recebe, determinada por um histórico financeiro, onde as instituições financeiras e lojistas usam para influenciar na hora de conceder ou não o crédito.
Todo consumidor que possui contas em seu nome tem, de forma automática, um score atrelado ao seu CPF.
A pontuação do Score varia entre 0 a 1000, e é calculada por instituições especializadas em pesquisa e monitoramento de crédito, a exemplo da Boa Vista, SPC e Serasa.
A consulta do score de crédito pode ser realizada gratuitamente por meio do site do Serasa. Basta acessar a página, clicar em “Consultar Score”, informar o CPF e, se for o primeiro acesso, realizar um cadastro rápido.
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Parece óbvio, mas nenhuma estratégia é melhor para aumentar o score de crédito do que pagar as contas em dia. O histórico de pagamentos é o maior fator do score de crédito e os pagamentos atrasados podem permanecer em seus relatórios de crédito por mais de 7 anos.
Se você atrasar um pagamento por 30 dias ou mais, seu CPF pode ir para o SPC e Serasa. Por isso, caso ocorra um atraso, entre em contato com o credor para negociar a dívida. Além disso, você pode solicitar ao credor que retire a informação do atraso de pagamento desses órgãos de proteção ao crédito.
Mesmo que o credor não faça isso, vale a pena pagar o débito em atraso o mais rápido possível, pois uma dívida não paga prejudica muito sua pontuação. O impacto de um pagamento atrasado desaparece com o tempo, mas muitos atrasos podem despencar seu score.
Se você não consegue pagar tudo em dia, priorize suas contas. Procure a assistência financeira, como empréstimos, para não deixar seu CPF ficar sujo.
Se você tem uma dívida não paga, negociá-la vai fazer com que seu score aumente. Embora um pagamento atrasado possa permanecer no seu relatório de crédito por até sete anos, não ter dívidas abertas é muito bom para sua pontuação. Além disso, ao renegociar você barra o aumento da dívida com os juros.
O cadastro positivo é um banco de dados do Banco Central que registra o histórico de pagamentos dos consumidores, incluindo contas de água, gás, luz, telefone fixo, compras com cartão, empréstimos, financiamentos e crediários. Ele existe desde 2011, tendo entrado em vigor em 2013. Mas até 2019, era necessário se cadastrar para estar lá.
A partir desse ano, ele passou a ser automático, com todo o cidadão brasileiro incluído, a não ser que seja solicitada a remoção. Por conter as informações positivas dos bons pagadores, ele é um aliado no aumento do score de crédito, e por isso, vale a pena se manter nele.
Como falamos anteriormente, contas como água, luz, gás e telefone compõem o cadastro positivo.
Por isso, tenha o máximo dessas contas no seu nome. Além disso, é importante pagar essas contas em dia para que as informações coletadas sejam positivas.
É fundamental manter suas informações atualizadas junto a estes órgãos para que o mercado possa confiar em você. Portanto, se você mudou de endereço ou de número de telefone, mantenha as informações atualizadas.
Fique sempre atento a campanhas do tipo “feirão limpa nome”. Estas campanhas oferecem grandes descontos e é uma ótima possibilidade de renegociar dívidas atrasadas. O procedimento, muitas vezes, é feito de modo online.
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