Imagem: Ministério do Desenvolvimento Social / editado por Jornal Contábil
A inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico é o primeiro passo para conseguir ter acesso aos principais programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Casa Verde e Amarela dentre outros.
No entanto, é necessário muita atenção para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, o que consequentemente pode fazer com que o beneficiário perca acesso aos mais diversos benefícios que esteja recebendo.
Isso porque o CadÚnico é a plataforma do governo para identificar a população de vulnerabilidade social e destinar determinado benefício para cada tipo de pessoa conforme regras e condições dos programas.
A base de dados reúne informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social. É por meio desse registro que os beneficiários podem garantir acesso a alguns programas sociais do governo federal, estadual e municipal.
As famílias que recebem programas sociais e estão inscritas no CadÚnico precisam se atentar as situações que podem excluir da plataforma, sendo elas:
O CadÚnico oferece diversos benefícios, no entanto, para cada programa existem regras específicas, sendo assim, conheça os principais programas oferecidos pela plataforma:
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…