Economia

9 em cada 10 PMEs têm crises financeiras; entenda como uma gestão eficiente pode mudar esse cenário

Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva revelou que 90% dos líderes de pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil afirmam enfrentar dificuldades financeiras. O levantamento escancara uma fragilidade estrutural que ameaça a sustentabilidade dos pequenos negócios, pilares da economia brasileira.

“A maioria dessas empresas opera com uma gestão frágil, muitas vezes baseada no improviso. A falta de controle sobre o fluxo de caixa e a ausência de planejamento financeiro, somados, deixam essas empresas vulneráveis a qualquer instabilidade do mercado”, destaca Luan Stocco, CTO e cofundador da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.
 

Em tempos de economia instável e crédito caro, essa fragilidade cobra um preço alto. Negócios mal estruturados financeiramente enfrentam dificuldades para negociar com fornecedores, planejar investimentos, manter a folha de pagamento e sustentar a operação no médio prazo. O descontrole pode levar ao endividamento e, nos piores casos, ao encerramento das atividades. Dados do Sebrae mostram que 29% dessas empresas no Brasil fecham antes de completar cinco anos, sendo a má gestão financeira um dos principais motivos.

Apesar dos desafios, o cenário também oferece oportunidades; a tecnologia tem se mostrado aliada na profissionalização da gestão, inclusive para as empresas de pequeno porte. Hoje, softwares de controle financeiro, plataformas de gestão integrada, aplicativos de fluxo de caixa e dashboards com indicadores em tempo real estão ao alcance de empreendedores de diferentes perfis e orçamentos, tornando mais fácil monitorar a saúde financeira.

Um orçamento bem definido também é a saída para se organizar. Assim, a empresa ganha controle sobre as receitas e despesas, o que possibilita antecipar períodos de baixa e se preparar adequadamente. Além disso, permite planejar investimentos de forma mais segura. A gestão eficiente do fluxo de caixa, por exemplo, permite ao empreendedor ter uma visão clara do que entra e sai diariamente, evitando surpresas no final do mês.
 

“Além do uso dessas ferramentas, é necessário que o empresário entenda que gestão não é uma tarefa burocrática, mas estratégica. Não se trata apenas de ‘fazer conta’, mas de enxergar o negócio com clareza, entender onde estão os gargalos, quais produtos ou serviços são mais rentáveis e como tomar decisões com base em dados, e não em suposições”, finaliza Luan.

Sobre a vhsys

vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$ 60 bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.

Carlos Eduardo

Faço parte da equipe de redação e publisher do Jornal Contábil, ajudando na produção e publicação de matérias e notícias para manter os leitores bem informados sobre concursos, legislação e temas do dia a dia.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

2 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

2 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

2 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

2 dias ago