A Black Friday 2020 esta Chegando, se proteja contra as fraudes

Comprar um produto, uma passagem de ônibus ou até um serviço com valor promocional é o desejo de muitas pessoas. Assim, aproveitar datas como a Black Friday pode ser útil e benéfico para o seu orçamento.

No entanto, é preciso estar atento a tudo, não somente à ideia de economizar. Afinal, há vários relatos de fraudes que acontecem durante a sexta-feira de descontos, sem contar os sites mal-intencionados, que se aproveitam da data para tentar roubar dados dos compradores.

1. Compare os preços

Um dos truques mais comuns feitos por empresas que não cumprem as regras da Black Friday é criar um falso desconto. Ou seja, subir o preço do produto um pouco antes e colocar o mesmo valor anunciado como promocional.

Para não cair nessa fraude, a dica é sempre pesquisar o preço antes da chegada da Black Friday. Se notar que o valor do produto era inferior ou está idêntico ao anunciado no dia das promoções, fuja da página e aposte em outra empresa.

2. Aposte em lojas confiáveis

Hackers e pessoas mal-intencionadas se aproveitam da Black Friday para tentar roubar dados pessoais, como informações de documentos e cartões de crédito. Então, é indicado comprar apenas em lojas que você já conhece.

Se encontrar alguma promoção muito atrativa em outra loja não tão famosa, é indicado pesquisar em redes sociais e até em sites de reclamações. Assim, você poderá descobrir se a marca é confiável.

3. Use o cartão virtual

As compras da Black Friday são feitas, geralmente, no cartão de crédito. Para evitar clonagem e roubo dos dados do cartão, aproveite a versão virtual, oferecida pelos bancos.

Este cartão virtual é exclusivo para compras pela internet, o que dificulta a ação de criminosos. Além disso, é rápido de bloqueá-lo, caso perceba que algo está errado, e seu cartão físico não é prejudicado, podendo ser usado normalmente para as compras presenciais.

4. Não se esqueça do frete

Nem todas as empresas trabalham com frete grátis, especialmente, quando falamos de produtos. Então, além do preço, é indicado prestar atenção no valor do frete. Inclusive, na etapa de pesquisa, veja se o envio era cobrado e quanto ele custava.

O preço baixou, mas o frete subiu? Se você fizer as contas, poderá perceber que pagaria o mesmo valor fora da Black Friday. Assim, o melhor é focar nas lojas que realmente reduziram a taxa do envio ou que trabalham com o frete grátis.

5. Tome cuidado com preços muito baixos

Descontos excessivos pedem atenção e podem ser um sinal de golpe, especialmente, quando envolvem eletrônicos. Para uma empresa, é muito difícil oferecer um desconto maior que 50% quando o produto é um lançamento recente.

O restante do valor pode estar escondido no frete ou se trata de um site falso. Então, suspeite quando a promoção parece “boa demais para ser verdade”.

6. Verifique se preço está diferente no anúncio

Com a chegada da Black Friday, é comum que haja aumento do número de anúncios na internet, com promoções de diversas marcas. Apesar disso, se atente ao preço divulgado no anúncio e ao que está efetivamente na página.

Algumas empresas utilizam uma estratégia que vai contra o Código do Consumidor: colocam um valor mais interessante no anúncio e, quando você chega até a página e fecha seu carrinho de compras, o preço é outro.

7. Esteja atento aos e-mails marketing

Outra forma utilizada por hackers e pessoas mal-intencionadas para roubar dados é direcionar os consumidores para sites falsos. Você até pode ser cadastrado no e-mail marketing de lojas famosas, mas sempre que receber as ofertas, especialmente, próximo da sexta-feira de descontos, preste atenção ao remetente.

Veja se o e-mail veio de um remetente confiável, preferencialmente, o mesmo que sempre envia outros e-mails marketing. Caiu na caixa de spam ou notou algo estranho? Não abra, nem clique nos links que estão ali.

Ao seguir as dicas acima, você conseguirá comprar na Black Friday com mais segurança e sem risco de cair em fraudes.

Com Portogente.com.br

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Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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