A demissão por justa pode sujar a Carteira de Trabalho e dificultar conseguir novo emprego?

Quando o trabalhador é demitido por justa causa, diversas dúvidas tomam a cabeça do mesmo, como se essa demissão pode prejudicar a recolocação no mercado de trabalho, tendo em vista que a demissão pode aparecer na Carteira de Trabalho, dentre outras situações.

Se este é o seu caso, e você está desesperado pensando que não vai mais conseguir um trabalho, pois a demissão vai sujar sua carteira de trabalho, o primeiro passo é manter a calma, fique ciente que essa situação é mais comum do que se imagina. Além disso, vamos explicar como fica a demissão e se a mesma será evidenciada na sua carteira de trabalho.

A demissão por justa causa pode “sujar” a carteira de trabalho?

Diversas situações podem levar a demissão por justa causa, seja por motivos mais graves como um possível roubo na empresa, como também pode ocorrer devido a faltas injustificadas ou ainda pelo desentendimento e desacerto no ambiente de trabalho.

Em primeiro momento é necessário ficar ciente de que qualquer tipo de demissão, seja por justa causa ou não é registrada pela data de desligamento, sem anotações ou mais detalhes do ocorrido.

Assim, na sua carteira de trabalho será evidenciado a data em que você entrou no emprego bem como a data ao qual você foi desligado. Assim, em partes, sua carteira de trabalho não ficará suja, contudo, isso não significa que seu currículo não possa ser prejudicado.

A demissão por justa causa pode prejudicar um novo emprego?

Indo direto ao ponto, depende! Isso porque, por exemplo, a empresa não pode divulgar o motivo da demissão de um trabalhador em público, mas não só pode como deve comunicar o seu desligamento da empresa.

Além disso, caso a demissão tenha ocorrido por um motivo mais grave, como roubo e venda de segredos industriais, a empresa pode pedir que os trabalhadores encerrem a comunicação com o trabalhador demitido, explicando o motivo da demissão.

Mas vale lembrar que sobre hipótese alguma, a empresa poderá denegrir a imagem ou ofender o trabalhador que foi demitido por justa causa.

No entanto, caso uma nova empresa queira te contratar e queira entrar em contato com a antiga empresa para lhe conhecer e pegar suas referências, o antigo empregador poderá revelar o contexto de sua demissão, dificultando assim, nesse cenário a obtenção de um novo emprego.

E agora o que fazer?

Em primeiro momento, mantenha a calma, analise toda a situação que levou a demissão por justa causa, e não deixe de conversar com seu ex-empregador sobre seu erro por pior que tenha sido, afinal, o diálogo é a principal ferramenta para a resolução de problemas.

Por fim, vale lembrar que o empregador jamais pode fazer qualquer menção na carteira sobre a justa causa. Além disso, qualquer tipo de informação negativa para prejudicar a sua imagem é permitida. E nada prejudicial também pode ser anotado em sua carteira.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago