Fique Sabendo
A importância de pensar no futuro e planejar os próximos passos estratégicos no negócio
Pensar no futuro é uma necessidade para qualquer empreendedor.
É a partir desse olhar para o dever e das análises que proporciona que se torna possível planejar os próximos passos e estratégias do negócio.
A crise resultante da pandemia causada pelo novo coronavírus, no entanto, nos colocou face a face com a imprevisibilidade, tornando mais difícil pintar um quadro do futuro.
Ainda assim, apesar do cenário pessimista para este ano na economia, é a primeira vez que o Brasil entra em uma crise com taxas de juros baixas e inflação controlada – um contexto capaz de estimular a atividade econômica.
As consequências pessimistas não serão resolvidas em curto prazo, mas deveremos ver uma melhoria em 2021 motivada pelo consumo reprimido e pelo fato de o coronavírus ter sido um choque externo, e não estrutural.
Ao mesmo tempo, o isolamento social resultante da pandemia trouxe aprendizados importantes e mudanças estruturais nos hábitos sociais, de consumo e no trabalho.
O home office deve se tornar cada vez mais relevante, mantendo a flexibilização da presença física dos colaboradores nos escritórios.
O mesmo deverá acontecer com a necessidade de mobilizar profissionais para reuniões presenciais, na mesma cidade ou em outras partes do país e do mundo.
A conectividade se mostrou completamente capaz de suprir necessidades de encontros corporativos, poupando esforços de tempo, dinheiro e locomoção.
A conectividade também aumentou sua presença no varejo e nos negócios em geral: usuários que antes não tinham familiaridade com compras pela internet foram forçados a agilizar a transição para o consumo digital.
Consequentemente, se depararam com as facilidades de consumo nesse ambiente.
Constataram que no mundo digital é muito mais fácil comparar preços, encontrar ofertas, visualizar tempo de entrega e possibilidades de parcelamento, entre outras facilidades.
O usuário, desta maneira, se torna mais confiante e exigente, extrapolando essa expectativa para seu consumo em geral.
Dadas as limitações inerentes ao varejo off-line, a tendência é observarmos os consumidores cada vez mais fidelizados ao on-line, onde também é possível descobrir novas marcas e economizar tempo ao realizar compras.
Além do comércio físico em geral, as companhias aéreas serão fortemente impactadas pelas mudanças.
Provavelmente, em consequência do cenário mencionado, precisarão repensar a demanda, porque o grande volume e a recorrência de viagens corporativas podem ter uma queda muito significativa.
Vivemos, portanto, um hiato entre dois mundos, que ainda coexistem, mas que deverá caminhar para uma radicalização das mudanças digitais e hábitos mais conscientes de consumo em oposição à abundância que caracterizava a vida pré-pandemia.
Por: Felipe Macedo, ésócio-fundadordaCoreBiz, agência de marketing digital especializada em e-commerce
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep