INSS Alerta: Golpes na Prova de Vida Aumentam; Aprenda a se Proteger Agora
A prova de vida não deixou de ser obrigatória, no entanto houve uma mudança na sua forma de comprovação. A partir de 2023, caberá ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desta forma, você não precisará ir até uma agência bancária fazer o procedimento.
O INSS informou que o processo agora será automático e utilizará o cruzamento de informações de diversas bases de dados, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e outros órgãos públicos estaduais, municipais e federais.
Leia Também: Mais de 77 mil empresas já solicitaram a adesão ao Simples Nacional em 2023
As mudanças na prova de vida começaram em setembro do ano passado. O cruzamento de dados que será usado pelo Instituto será para que a prova de vida seja feita em sua própria base de dados e de outros órgãos do governo.
Podem servir como prova de vida em 2023:
De acordo com a Previdência Social, por enquanto, não será necessário nenhuma outra ação. Você continuará recebendo seus pagamentos normalmente até surgirem novas instruções para aqueles que o INSS não conseguir identificar a prova de vida.
Leia Também: Empreendedores precisam ficar de olho nessas datas para por os negócios em dia
Mas o INSS afirmou que o segurado que desejar pode continuar ele mesmo fazendo a prova de vida em 2023, por meio do aplicativo gov.br (disponível para Android e iOS). Vale lembrar que o procedimento é obrigatório para os servidores públicos.
Passo a passo:
Ficou com dúvidas em relação à prova de vida? Você pode ter informações ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…