Desde às 10 horas de HOJE, segunda-feira, 23 de junho, a Receita Federal do Brasil (RFB) abriu a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025.
Este lote contempla não apenas as declarações do ano corrente, mas também restituições residuais de exercícios anteriores, oferecendo um alívio financeiro para milhões de contribuintes.
O crédito bancário de um total de 6.545.322 restituições será realizado ao longo do dia 30 de junho, totalizando R$ 11 bilhões.
Desse montante, uma parcela significativa será destinada a grupos com prioridade legal, conforme estabelecido pela legislação:
Além desses grupos com prioridade legal, 4.764.634 restituições serão creditadas para contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias, mas que obtiveram preferência por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX.
Leia também:
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” no site da Receita Federal e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
A plataforma oferece orientações detalhadas e permite tanto uma consulta simplificada quanto uma análise completa da situação da declaração, acessando o extrato de processamento no e-CAC. Caso alguma pendência seja identificada, é possível retificar a declaração para corrigir informações equivocadas.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de um CPF.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
A Receita reforça seu compromisso com a segurança, realizando pagamentos de restituições apenas em contas bancárias de titularidade do próprio contribuinte. Medidas de segurança impedem o crédito em caso de erros nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino.
Caso o crédito não ocorra, o Banco do Brasil (BB) oferece um serviço de reagendamento por até um ano a partir da primeira tentativa.
O contribuinte pode corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Se o valor da restituição não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.