Abertura de contas bancárias no Norte desacelera em 2024, revela estudo da idwall / Imagem: Freepik
O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) a implementação de um novo serviço no intuito de reforçar a segurança contra fraudes. A partir do fim do ano, será possível solicitar bloqueio de abertura de contas bancárias em seu nome, a medida visa prevenir contas fraudulentas utilizando identidades falsas.
O novo serviço permitirá que qualquer pessoa informe, de forma voluntária, ao sistema financeiro nacional que não deseja abrir novas contas, sejam elas correntes, de poupança ou de pagamento. O sistema registrará essa informação em uma base de dados que todas as instituições financeiras deverão consultar antes de abrir novas contas.
O bloqueio poderá ser revertido, de forma temporária ou definitiva, conforme a vontade do usuário. Além disso, o sistema também registrará o histórico de ativações, desativações e consultas feitas pelos bancos.
Leia mais em Economia
A principal meta do BC com essa iniciativa é prevenir a abertura de contas fraudulentas, especialmente aquelas feitas com identidades falsas ou sem o consentimento do titular. A medida visa proteger a população e aumentar a confiança no sistema bancário
O serviço estará disponível a partir de dezembro de 2025. Até lá, o Banco Central deverá divulgar mais informações sobre como os usuários poderão acessar e utilizar essa nova ferramenta.
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…
Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…
Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…
As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas