Abono PIS/Pasep vai ser pago em 2022 com novo valor e calendário

Como grande parte dos trabalhadores sabem, o abono salarial ano-base 2020 que deveria ter sido liberado desde julho deste ano foi adiado para o ano que vem, deixando muitos trabalhadores que esperavam pelo recebimento do PIS/Pasep frustrados, principalmente em um momento de instabilidade econômica.

Porém, com a chegada do final do ano, a expectativa quanto a liberação do benefício para o ano que vem acaba aumentando, principalmente com a notícia de que o benefício deve ser liberado já nos primeiros meses de 2022.

Abono PIS/Pasep terá novo calendário

Antes do adiamento do PIS/Pasep deste ano, o calendário de pagamentos do abono se iniciava no segundo semestre de um ano e era pago até o final do primeiro semestre do ano seguinte.

Porém, o próximo calendário do Abono Salarial, relativo ao ano-base 2020, terá início em janeiro de 2022, conforme Resolução CODEFAT nº 896, de 23 de março de 2021, onde todos os beneficiários receberam também em 2022.

A definição do novo calendário assim como identificação dos trabalhadores com direito ao benefício ocorrerá entre os meses de outubro e janeiro, após o processamento e auditoria da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pelas empresas.

Novo valor será pago em 2022

Caso o abono ano-base 2020 tivesse sido liberado este ano os trabalhadores poderiam ter acesso a até R$ 1.100. Contudo, como o benefício será pago em 2022, o PIS/Pasep será pago conforme o salário mínimo do ano que vem.

Vale lembrar que liberado proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. Assim o cálculo do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente.

É importante deixar claro ainda que o período de serviço igual ou superior a 15 dias em um mês será contabilizado como mês integral, ou seja, caso o trabalhador tenha iniciado serviço no dia 10 de março, o mês será contado como mês inteiro trabalhado, pois o trabalhador terá exercido 21 dias de trabalho no respectivo mês.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago