Novo saque do FGTS liberado ainda este ano Quem pode fazer / Imagem Adobe Stock
A partir desta quarta-feira, dia 17 de setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai notificar mais de 80 mil empregadores domésticos com pendências no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
As notificações terão encaminhamento pelo Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) e visam regularizar débitos que, somados, ultrapassam R$ 375 milhões em todo o país.
A iniciativa, coordenada pela Coordenação Nacional de Fiscalização do Trabalho Doméstico e de Cuidados (CONADOM), terá inicialmente um caráter orientativo. O objetivo é que os empregadores regularizem a situação de forma voluntária até 31 de outubro de 2025.
Os dados que indicam os débitos foram obtidos pelo cruzamento de informações do eSocial com as guias de recolhimento pagas à Caixa Econômica Federal.
Após o prazo, os empregadores que não se regularizarem poderão ser alvo de notificação formal e levantamento oficial dos débitos, o que reforça a importância de estar em dia com as obrigações trabalhistas.
Leia também:
O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é a plataforma oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores, incluindo os domésticos. O objetivo do sistema é para garantir maior padronização, agilidade e segurança no envio e recebimento de informações.
Por meio do DET, são disponibilizados atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões administrativas e avisos em geral, centralizando toda a comunicação de forma digital.
Para evitar a perda de prazos e possíveis prejuízos legais, o MTE recomenda que os empregadores acompanhem as mensagens no DET, que é a plataforma oficial de comunicação com o Ministério.
O DET centraliza de forma digital atos administrativos, intimações, notificações e avisos em geral, garantindo mais agilidade e segurança na comunicação.
Atualmente, 80.506 empregadores estão registrados no DET, cobrindo 154.063 postos de trabalho doméstico. Os débitos estão distribuídos de forma desigual entre os estados.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Governo Federal com a proteção dos direitos trabalhistas e a valorização do trabalho doméstico.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…