Connect with us

Fique Sabendo

Acesso à consulta da taxa Selic sofreu alteração. Veja como fazer

O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado.

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Acesso à consulta da taxa Selic sofreu alteração. Veja como fazer

A Receita Federal informa que houve uma alteração na forma de acesso às consultas referentes à taxa Selic A partir de agora, a consulta pode ser realizada diretamente por meio do link https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/selic/consulta, ou acessando o site da Receita Federal, no menu “Assuntos”, selecionando a opção “Taxas de Juros”.

Caso o endereço anterior tenha sido adicionado aos favoritos, ele deverá ser desconsiderado, uma vez que o acesso por esse link foi desativado.

Ao acessar a página, a última taxa Selic exibida na tela corresponde à do mês anterior ao mês em que a consulta está sendo efetuada. Por exemplo, ao consultar em agosto, a taxa exibida será a de julho.

Para calcular os percentuais acumulados de Selic referentes a pagamentos realizados antes do mês atual, recomenda-se seguir os passos abaixo:

  1. Para calcular os percentuais acumulados de Selic referentes a pagamentos realizados antes do mês atual, recomenda-se seguir os passos abaixo:
  2. No campo “Data de pagamento”, informar o mês e o ano em que o pagamento foi efetuado.
  3. Clique em “Calcular” para obter a Selic acumulada nesse período.

É importante destacar que, no caso de débitos referentes à quota de Imposto sobre a renda de Pessoas Físicas, à quota do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ou a débitos de Pessoa Jurídica que podem ser pagos em quotas, a data de vencimento a ser informada deve ser da primeira quota ou da quota única.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil