Destaques
Afinal, o que é fluxo de caixa?
Início de ano é época para organizar as finanças pessoais e as empresariais. E para os empreendedores, um bom ponto de partida, que faz a diferença na saúde financeira dos negócios em dia, é o fluxo de caixa.
Essa é uma das ferramentas de gestão que apoia a tomada de decisão no dia a dia dos negócios, de forma simples e eficiente.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa ajuda a acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa, ou seja, todas as saídas de entradas de recursos.
Com uma atualização diária, mostra a capacidade dos empreendedores para pagamento imediato, uma vez que o acompanhamento mostra as contas a pagar, como luz, funcionários, internet, etc.; e os recebimentos pelos serviços realizados pela empresa.
Leia também: Aprenda O Fechamento De Caixa Em Apenas 4 Passos
Para auxiliar os donos de pequenos e médios empreendimentos a cuidar da saúde financeira de seus negócios, confira cinco benefícios em manter um fluxo de caixa atualizado.
Veja abaixo:
1. Reduz a inadimplência e os pagamentos atrasados, uma vez que, com o fluxo de caixa, o empreendedor já consegue prever que esses pagamentos precisam ocorrer e pode ficar em cima da cobrança;
2. Traz mais controle das atividades do ciclo operacional como compras, pagamentos, produção, vendas e todos os pagamentos e detalhes do dia a dia da empresa;
3. Ajuda a entender os impactos de gastos futuros no caixa, podendo se preparar;
4. Evita prejuízos e ajuda a criar estratégias mais eficientes para o seu negócio, uma vez que o empreendedor consegue visualizar seu fluxo financeiro na totalidade;
5. Ajuda a entender a origem e o destino dos recursos financeiros, deixando o processo de tomada de decisão mais assertivo.
Leia também: Desvendando A Importância Do Fluxo De Caixa
“O fluxo de caixa é um instrumento gerencial valioso, que possibilita ao empreendedor projetar cenários e auxiliar suas decisões futuras, já que contempla todas as entradas e saídas dos próximos meses. Ao entender a expectativa e a realidade do seu negócio, as PMEs conseguem se programar com antecedência. Além disso, ao organizar as contas, o empreendedor tem mais chance de evitar o descasamento de caixa, ou seja, quando se vende a prazo, mas os pagamentos precisam ser à vista. Essa é uma dor e dificuldade das PMEs que um acompanhando rígido do fluxo de caixa, inibe de acontecer”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
MEI3 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.