O prazo para enviar a ECF 2017 está chegando e você precisa saber o que ela significa, quem declara e como tirar as principais dúvidas até a data de entrega, este ano marcada para o último dia útil de julho, a segunda-feira do dia 31.
A ECF (Escrituração Contábil Fiscal), é uma obrigação acessória surgida em 2015 em substituição à DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), devendo ser preenchida e entregue por empresas (Pessoas Jurídicas) estabelecidas no Brasil.
Assim como a ECD, a ECF 2017 resgata dados referentes ao ano-calendário 2016 com o objetivo de demonstrar a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) durante esse período.
Todas as Pessoas Jurídicas (equiparadas, isentas e imunes), que não optem pelo Simples Nacional, são obrigadas a preencher e entregar a ECF 2017. Veja os regimes tributários obrigatórios:
A Escrituração Contábil Fiscal referente ao ano-calendário 2016 deve ser entregue até o último dia útil do mês de julho de 2017, ou seja, a segunda-feira dia 31. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) aceita entregas até às 23h59min59s do horário de Brasília.
Lembre-se: A sua empresa deve estar pautada em um planejamento para entrega de escriturações como essa. Antes de efetuar a entrega confira se todas as informações estão de acordo e evite erros ao enviar a ECF/2017.
Via medicon
Foi informado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que os pagamentos das garantias aos credores…
Muitos autônomos abrem um CNPJ MEI (Microempreendedor Individual) como forma de formalizar sua atividade, reduzir…
A chegada de um ano novo é a chegada de uma preocupação que tem atingido…
Agora, em 2026, motoristas com bom histórico no trânsito podem contar com a renovação automática…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender o repasse de recursos ao Banco…
O julgamento, sob o Tema 1313 de repercussão geral, definirá se a conversão da união…