Imagens por @evgeniyashihaleeva / @rafapress / freepik / editado por jornal contábil
Eventualmente, o status da restituição do Imposto de Renda pode apontar o termo “aguardando agendamento pelo contribuinte”, o que geralmente significa que a conta informada para recebimento da restituição não corresponde à conta de titularidade do contribuinte da declaração.
Por isso, se você acessou a situação da sua declaração/restituição no portal e-CAC e descobriu a necessidade de reagendar a restituição, será necessário resolver essa pendência para receber o valor.
Confira, nos parágrafos seguintes, mais detalhes sobre a situação e aprenda como fazer o reagendamento do contribuinte diretamente pela internet.
Depois que a Receita Federal processa a declaração do Imposto de Renda e descarta problemas com as informações apresentadas pelo contribuinte, a declaração entra “em fila de restituição”. Ou seja, a partir desse momento, o contribuinte pode retomar seu fôlego e esperar tranquilamente pelo seu reembolso.
No entanto, o termo “aguardando reagendamento pelo contribuinte” também pode ser apontado pela Receita Federal, antes ou até mesmo depois da sinalização do status “em fila de restituição”.
O que quer dizer, na prática, que existe alguma incoerência entre os dados do contribuinte e a conta bancária informada para o pagamento da restituição. Essa incoerência pode estar relacionada à menção de uma conta de não titularidade do contribuinte ou, simplesmente, a algum erro de digitação.
Para resolver essa situação, basta que o contribuinte informe os dados bancários de novo, dessa vez, corretamente.
Há três formas de reagendar a restituição do Imposto de Renda:
Confira, a seguir, como fazer o reagendamento pelo contribuinte por meio de cada uma dessas opções.
Se for da vontade do contribuinte informar a nova conta bancária para depósito apenas quando a restituição estiver sendo liberada, ou seja, em fila de restituição, será necessário entrar em contato por telefone com o Centro de Atendimento do Banco do Brasil ou ir pessoalmente até uma agência.
Números para contato:
As ligações para a central de atendimento do Banco do Brasil podem ser realizadas das 8h às 21h.
Outra forma de reagendar a sua restituição é encaminhando uma declaração retificadora à base de dados da Receita Federal, corrigindo os dados bancários apresentados na declaração original.
Para isso, será necessário acessar, novamente, o programa gerador da declaração do Imposto de Renda, alterar os dados de restituição e entregar o documento pela segunda vez.
No entanto, como a declaração retificadora substituirá integralmente a declaração original, a data do último envio passará a contar como a data de entrega do documento, ocasionando um possível atraso no pagamento da restituição.
Por fim, vale mencionar que nem todas as formas de reagendamento podem ser aplicadas a todas as situações. De modo geral, opte pelos seguintes terminais de atendimento nos casos em questão:
Agora que você descobriu o que significa o termo “aguardando reagendamento pelo contribuinte” e aprendeu como reagendar sua restituição, faça a alteração de seus dados bancários o quanto antes, afinal de contas, somente dessa forma você terá acesso à restituição do seu Imposto de Renda.
Original de Leoa
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…