Ainda não existe uma vacina do COVID-19. Mas alguns já estão céticos quanto a isso

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No meio das bandeiras americanas, chapéus “Make America Great Again” e pôsteres “liberdade é essencial” que aparecem em protestos recentes contra bloqueios por coronavírus em Sacramento, Califórnia, outro slogan familiar se materializou: “Não consentimos”. Tem sido um grito de guerra popular entre ativistas de antivacinas, que afirmam sem evidências de que as vacinas causam autismo ou outras condições.

À medida que a pandemia do COVID-19 continua, esses ativistas se entrelaçam com manifestantes que querem que as empresas reabram, apesar das advertências de especialistas em saúde pública.

Off-line, os “anti-virais” fizeram muito pouco além de aparecer em comícios pouco freqüentados, mas amplamente divulgados. Mas on-line, ativistas conhecidos de antivacinas como Robert F. Kennedy Jr. e Del Bigtree têm trabalhado arduamente semeando dúvidas sobre a vacina COVID-19 – uma vacina que ainda não existe e provavelmente não existirá por muitos meses, se não mais.

No entanto, seus esforços parecem estar funcionando: aproximadamente um em cada cinco americanos já manifestou falta de vontade de receber uma eventual vacina COVID-19, de acordo com uma pesquisa realizada em 15 de abril por Matt Motta, professor assistente de ciência política na Universidade Estadual de Oklahoma e Kristin Lunz Trujillo, estudante de graduação da Universidade de Minnesota.

“Se apenas o víssemos no nível dos anti-vaxxers online, em comunidades muito engajadas e pequenas, mas não se traduzisse para o público, eu me sentiria um pouco melhor”, diz Motta. “Mas o fato de vermos aproximadamente um em cada cinco americanos expressando falta de vontade de receber a vacina [COVID-19] … isso é para mim o que é alarmante”.

Até agora, a campanha de desinformação digital em torno do COVID-19 se baseou nas técnicas do movimento anti-vacina, incluindo desacreditar as autoridades de saúde pública, levantar preocupações sobre a segurança da vacina e alegar que a vacinação é principalmente voltada ao lucro.

Alguns conteúdos recentes espalham alegações infundadas sobre autoridades de saúde pública, como o antigo diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, e o filantropo e co-fundador da Microsoft Bill Gates.

Outro material celebra aqueles que defendem a reabertura ou elogia as pessoas que desafiam a verdade das origens do vírus. Um exemplo notório e amplamente compartilhado: “Plandêmico”, um pseudo-documentário produzido de forma delicada, alegando sem evidências de que o surto de COVID-19 foi orquestrado por elites globais;

“Parece ter havido a intenção explícita de torná-lo viral em plataformas [digitais]”, diz David Broniatowski, professor associado do Departamento de Gerenciamento de Engenharia e Engenharia de Sistemas da Universidade George Washington. “Isso aumenta seu alcance, mas também aumenta a percepção das pessoas de que de alguma forma ela tem algum grau de legitimidade, porque elas estão ouvindo de várias fontes diferentes”.

Algumas autoridades americanas estão preocupadas com o fato de que adversários estrangeiros também possam estar gerando ou ampliando desinformação do COVID-19.

Sabe-se que a Rússia, por exemplo, amplifica “vozes locais que impulsionam as teorias da conspiração”, disse Lea Gabrielle, enviada especial e coordenadora do Centro Global de Engajamento do Departamento de Estado dos EUA, durante uma coletiva de imprensa em 6 de maio. Há alta probabilidade de que o ecossistema de desinformação russo atue para minar a fé em uma vacina COVID quando ela estiver disponível ”, acrescentou. Ela também levantou preocupações sobre potenciais esforços chineses semelhantes.

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Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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