Chamadas
ALERTA!! cuidado com o golpe da Restituição do Imposto de Renda
O contribuinte deve ficar atento para não cair no mais novo golpe da praça. De acordo com a Receita Federal, existem sites que estão prometendo antecipar a restituição do Imposto de Renda. Algumas empresas estão se aproveitando da boa-fé dos cidadãos, para aplicar um verdadeiro golpe. Esses sites estão prometendo vantagens financeiras a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais.
A Receita informou que alguns estão até solicitando até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” a antecipação da restituição do imposto de renda.
Como funciona o golpe?
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo federal, simulando até o design e a aparência da Receita ou do Governo Federal. No conteúdo do portal, há a opção de receber antecipadamente altos valores de restituição da declaração.
Os golpistas disponibilizam links para que a pessoa faça um cadastro ou acesso a um sistema para visualização de comprovantes de pagamento ou realização de saques. A Receita Federal avisou que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.
Prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda
O contribuinte que ainda não juntou os documentos para acertar as contas com o Leão deve ficar atento. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina no dia 31 de maio em caráter definitivo, ou seja, não haverá prorrogação.
Restituições
Esse ano a Receita trouxe uma novidade! A pessoa que optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.
Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.
Leia Também: Presidente Da Apex Tem Posse Anulada Por Não Falar Inglês
Investimentos na bolsa de valores
A Receita flexibilizou as regras para quem investe na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes. Agora, só é obrigado a enviar a declaração quem vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda.
Cursos Jornal Contábil
Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. Para saber mais clique aqui
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS3 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS