O contribuinte deve ficar atento para não cair no mais novo golpe da praça. De acordo com a Receita Federal, existem sites que estão prometendo antecipar a restituição do Imposto de Renda. Algumas empresas estão se aproveitando da boa-fé dos cidadãos, para aplicar um verdadeiro golpe. Esses sites estão prometendo vantagens financeiras a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais.
A Receita informou que alguns estão até solicitando até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” a antecipação da restituição do imposto de renda.
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo federal, simulando até o design e a aparência da Receita ou do Governo Federal. No conteúdo do portal, há a opção de receber antecipadamente altos valores de restituição da declaração.
Os golpistas disponibilizam links para que a pessoa faça um cadastro ou acesso a um sistema para visualização de comprovantes de pagamento ou realização de saques. A Receita Federal avisou que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.
O contribuinte que ainda não juntou os documentos para acertar as contas com o Leão deve ficar atento. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina no dia 31 de maio em caráter definitivo, ou seja, não haverá prorrogação.
Esse ano a Receita trouxe uma novidade! A pessoa que optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.
Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.
Leia Também: Presidente Da Apex Tem Posse Anulada Por Não Falar Inglês
A Receita flexibilizou as regras para quem investe na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes. Agora, só é obrigado a enviar a declaração quem vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda.
Cursos Jornal Contábil
Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. Para saber mais clique aqui
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…