O amigo secreto é uma tradição na época de Natal, principalmente nas festas de confraternização de empresas. Espera-se que em 2020, essa forma de comprar presentes movimente a economia brasileira em R$ 5,6 bilhões.
Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (7) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com a Offer Wise, aponta que a maioria das pessoas vão participar do famoso amigo secreto.
“O amigo secreto é uma maneira das pessoas presentearem sem gastar muito, não só nas confraternizações do trabalho, mas também entre os familiares”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
Mesmo estando em estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus, pelo menos 33% dos consumidores devem presentear no Natal. Este ano os consumidores pretendem comprar presentes em torno de R$ 50 a R$ 64.
Também haverá aquelas pessoas que irão improvisar e fazer a festa de confraternização de forma virtual.
Para economizar nos presentes, é comum que os familiares se reúnam para realizar um amigo secreto. Existem aqueles que participam da troca de presentes mesmo não gostando, até porque precisam estar bem com a turma.
Há os que não gostam porque pensam que vão dar um ótimo presente e receber em troca algo nada bom.
Mas, numa época de pandemia, vamos deixar os rancores e magoas de lado e vamos nos presentear com carinho, alegria e amor. E se for comprar um presente, pesquise primeiro o que a pessoa gosta.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornaliasta do Jornal Contábil
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