Aposentado pode perder aposentadoria se voltar a trabalhar?

Boa parte das vezes, o trabalhador que se aposenta quer usar esse tempo para descansar e aproveitar a vida após longos anos dedicados ao trabalho.

Contudo, como fica para o aposentado que já se desligou do emprego mas que queira voltar a trabalhar? Ou até mesmo do trabalhador que está próximo de se aposentar mas quer continuar a vida laboral?

Essas dúvidas são muito frequentes dos aposentados ou ainda dos trabalhadores que estão próximos de garantir a tão esperada aposentadoria e hoje nós vamos responder essas questões de forma definitiva, para que não haja mais dúvidas quanto ao assunto.

Aposentado pode trabalhar?

Na maioria dos casos o aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode continuar trabalhando normalmente, seja ele após ter ficado algum tempo parado, ou ainda para aqueles que vão se aposentar e querem continuar a exercer atividade laboral.

Existem apenas três casos específicos que o aposentado não pode trabalhar, confira quais são essas situações:

1- Quando o segurado se aposenta por invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida para o trabalhador que está permanentemente incapaz de trabalhar, conforme prevê a lei.

Nesse sentido, se o aposentado voltar a trabalhar, isso significa que o segurado está novamente apto para o serviço, e nesse caso o INSS irá cancelar o benefício.

2- Quando o segurado recebe a aposentadoria especial

Quando o trabalhador recebe a aposentadoria especial, o mesmo pode continuar a trabalhar normalmente, desde que não seja em serviços que possam colocar em risco a saúde ou integridade física do trabalhador.

Existem algumas situações em que até é permitido continuar exercendo a mesma atividade, mas obrigatoriamente desde que não seja de forma permanente.

Essa situação existe porque a aposentadoria especial é concedida somente para os trabalhadores que trabalham expostos a atividades nocivas, assim, o usual é que quem recebe a aposentadoria especial diminua o ritmo do trabalho de modo a não expor mais a riscos.

3- Quando o segurado é servidor público estatutário

Quando o trabalhador é um servidor público estatutário a concessão da aposentadoria extingue automaticamente o direito do trabalho.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago