Aposentadoria e benefícios do INSS podem ser reduzidos com o passar dos anos

Uma dúvida muito comum entre os aposentados e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é quanto a remuneração recebida de seu benefício. Isso porque muitas vezes o segurado se aposenta ou tem sua pensão concedida com um valor maior, mas com o passar do tempo começa a perceber que está recebendo mesmo. Por exemplo, um segurado que iniciou recebendo 5 salários mínimos e hoje recebe o valor de 3 salários ou menos.

Redução no valor da aposentadoria

Essa redução no valor do benefício realmente acontece, contudo, existem explicações  que justificam o porque isso acontece.

Inicialmente precisamos entender alguns pontos quanto ao reajuste dos benefícios. Em primeiro momento a correção anual dos benefícios previdenciários é garantido pela Constituição Federal.

Assim, para os segurados que ganham benefício com valor superior ao salário-mínimo, o índice de correção aplicado é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) conforme dispõe a Lei nº 8.213/91.

Já no caso em que o segurado recebe um salário mínimo, o benefício é corrigido conforme o piso nacional que tem o reajuste com base na variação do INPC, calculado e divulgado pelo IBGE, acumulada pelos 12 meses anteriores ao mês do reajuste, disposto a partir da Lei nº 12.382/2011.

Logo, existe uma diferença entre os índices aplicados para o reajuste dos benefícios do INSS e o salário mínimo, o que como consequência faz com que os valores sofram variações distintas, onde, geralmente o salário mínimo possui um reajuste maior.

A partir desse entendimento, é necessário que os segurados não relacionem o valor do benefício com o salário mínimo, pois, o segurado não recebe o benefício com base no piso nacional, com exceção daqueles que recebem o piso nacional, afinal de contas a Constituição Federal determina que nenhum benefício Previdenciário possa ser pago com valor menor que o salário mínimo.

Assim, normalmente o índice de reajuste dos benefícios previdenciários costumam não acompanhar o índice do salário mínimo. Porém, vale lembrar que o oposto também pode acontecer, onde os benefícios podem ter sua correção maior que o salário mínimo, mas é mais difícil que isso ocorra.

Entendimento do STF

O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) no tema 996 decidiu que o valor das aposentadorias não são vinculadas a correção do salário mínimo.

Assim, a única relação entre as aposentadorias e demais benefícios pagos pelo INSS é o salário mínimo, onde a legislação determina que nenhum benefício pago pelo Instituto pode ter valor inferior ao salário mínimo.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago