Categories: ChamadasINSS

Aposentadoria Especial: Novas profissões agora garantem o benefício

Sabemos que a Aposentadoria Especial é concedida para aqueles que, por conta de sua atividade laborativa são constantemente expostos a um ambiente insalubre ou perigoso, colocando em risco portanto, sua saúde e sua vida. 

A Aposentadoria Especial permite que o trabalhador se aposente antes da aposentadoria por idade, isto porque, esteve exposto a agentes nocivos ou a atividades perigosas durante toda sua vida, portanto, essa Aposentadoria com regras especiais é uma forma de “recompensar” essa atividade tão arriscada para a vida e a saúde. 

A Reforma da Previdência trouxe consigo novas profissões que garantem a Aposentadoria Especial e dentre essas profissões encontram-se: vigilantes, armados e desarmados, transportadora de valores, eletricitários, guardas-civis municipais, mineradores, trabalhadores que se encontram expostos a explosivos ou armamentos. 

Portanto, a partir da vigência da Reforma da Previdência, essas novas profissões passam a adquirir o direito de se aposentar de acordo com as regras da Aposentadoria Especial.  

Para que se tenha direito a se aposentar pelas regras especiais, é necessário que se comprove que a atividade exercida expõe o trabalhador ao risco iminente, através de um formulário eletrônico, realizado pelo empregador para a Previdência. 

É importante que se lembre que, para a Previdência, leva-se em consideração a atividade exercida e não apenas a anotação na carteira profissional. 

Porém, ainda que tais trabalhadores se aposentem pelas regras da Aposentadoria Especial, ainda assim, com a Reforma da Previdência precisam atingir a idade mínima de 55, 58 ou 60 anos a depender da gravidade e da exposição de risco que o beneficiário se encontra. 

Ademais, se o caso se encaixar nas regras de transição, o trabalhador deverá cumprir a soma do tempo mínimo de contribuição e a idade através dos pontos 66, 76 e 86, também a depender da gravidade do setor que se encontra. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS

Conteúdo original de autoria por Cristiane Oliveira Advocacia



loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago