Chamadas
Aposentadoria Especial: Saiba se é necessário um processo judicial
A Aposentadoria Especial é uma modalidade de aposentadoria que exige mais requisitos para concessão do benefício.
Além disso, existem “brechas” na legislação que acabam fazendo com que muitos pedidos de aposentadoria acabem na justiça.
Mas, afinal, qual é o momento e a razão certa para ingressar com uma ação judicial para obter a aposentadoria especial?
Caso a caso precisam ser analisados por um advogado previdenciário, mas vamos passar uma visão geral para você entender o que pode ser feito no seu caso.
Pois bem, como dissemos, na maioria das vezes, a concessão do benefício acaba “emperrado” por dois motivos: Falta do cumprimento de requisitos e entendimentos diferentes sobre a concessão do benefício.
Sobre a falta de cumprimento dos requisitos, estamos falando sobre a falta de documentos, documentos incorretos, falta de tempo de contribuição, etc.
Sobre este ponto não há o que fazer, se o segurado não preencheu os requisitos não adianta entrar com processo, pois o erro é do próprio segurado.
Sabemos que os requisitos, muitas vezes, são complicados de serem preenchidos e os documentos são difíceis de serem identificados.
Por essa razão, recomendamos sempre o Planejamento Previdenciário.
O Planejamento é o serviço realizado pelo Advogado Previdenciário que irá fazer o cálculo previdenciário, organizando todo o tempo de contribuição, simulando a data correta para solicitar a aposentadoria e, ainda, ajudando o segurado a identificar qual é a documentação correta para entrar com o pedido.
Fazendo o Planejamento o segurado já elimina as chances de ter o benefício negado por falta do cumprimento de requisitos da Aposentadoria.
Agora, existem situações nas quais o INSS adota um posicionamento negando o benefício, porém existem precedentes legais e jurisprudenciais que abrem a possibilidade de o segurado receber a aposentadoria.
Aí sim, para essas situações é possível ingressar com um pedido judicial para fazer valer os seus direitos.
Se você não sabe identificar qual é a sua situação e está com problemas para conseguir o seu benefício, busque um Advogado Previdenciário para lhe auxiliar a identificar o problema e resolvê-lo.
Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a equipe especialista em causas previdenciárias da Accadrolli & Maruani Advogados.
Este artigo foi redigido por Laura Fernandes, OAB/MG 172.171.
Original por Accadrolli e Maruani Advocacia Previdenciária
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep