Chamadas
Aposentadoria: O que fazer quando o seu benefício for negado?
O INSS é responsável por vários benefícios que amparam os trabalhadores brasileiros, um deles é a aposentadoria e para ser concedido a este benefício é necessário cumprir vários requisitos, uma vez que esses requisitos não forem cumpridos o seu benefício poderá ser negado, mas se ocorrer da sua aposentadoria ser negada esteja ciente que existe outros meios de reverter esta situação.
Na matéria de hoje vamos listar alguns tópicos para auxiliar você nosso leitor a evitar que seu pedido seja negado.
Tempo de Contribuição
É comum que o INSS também cometa erros na hora de registrar alguns períodos e caso você não tenha tempo suficiente de contribuição o seu pedido de aposentadoria será negado.
No próprio site do INSS você terá acesso a simular sua aposentadoria e saber quanto tempo falta para aposentar.
Recolhimento de Atividade Especial
Um dos motivos para o seu benefício ser negado é a falta de recolhimento de atividade especial, se você trabalhou por 25 anos em atividade em exposição à insalubridade, você poderá se aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum.
É fato que a aposentadoria especial é de alto custo aos cofres da Previdência e por este motivo o benefício costuma ser negado com facilidade.
Para que esse problema seja evitado é importante estar com o LTCAT e o PPP atualizados, caso queira fazer o pedido de aposentadoria judicialmente.
Recolhimento de atividade rural ou de pesca
O tempo trabalhado em regime de economia familiar (agricultura, pecuária, pesca, etc) a partir dos 12 anos de idade contará como aposentadoria.
É comum o pedido ser negado por falta de recolhimento do tempo trabalhado no campo ou na pesca e por isto é necessário juntar toda a documentação necessária e se possível procurar a ajuda de um profissional.
Inconsistência de dados no CNIS
O cadastro Nacional de Informações Sociais, lista os períodos e valores de contribuições feitos durante suas atividades laborais.
Mas ainda sim é normal faltar alguns períodos nos documentos e se isso acontecer você poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS, logo é necessário que você leve até a agencia algo que comprove o tempo trabalhado que não está registrado no documento.
Erro por parte da empresa
Caso a empresa que você prestou serviços não tenha cumprido com as suas obrigações (contribuições ao INSS), claramente o seu tempo de contribuição não será registrado e seu pedido de aposentadoria será negado.
Sendo assim é preciso comprovar que você trabalhou na empresa, você poderá comprovar isso através da carteira de trabalho ou contracheques.
Falta de contribuição de empresário ou de autônomo.
Se o autônomo ou empresário deixar de fazer as suas contribuições ao INSS, isso irá afetar a sua aposentadoria, para que esse tempo seja reconhecido é preciso quitar todos os débitos pendentes.
Conclusão
É fundamental você garantir todos os critérios para o seu pedido de aposentadoria, por isso faça um planejamento com algum profissional qualificado, pois, por meio dele você estará ciente do seu tempo de contribuição, os valores que tem direito a receber e qual o melhor método de aposentadoria mais vantajoso para você.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep