Designed by @Dragana_Gordic / freepik
Dor nas costas pode dar direito ao segurado antecipar com mais rapidez o benefício por idade e tempo de contribuição? Na matéria de hoje vamos esclarecer esta dúvida se é possível ou não. Continue conosco e fique por dentro do assunto.
De acordo com a associação da dor, da doença ou de uma lesão, instiga a sensação de que o funcionário que sofre de dores por alguma doença, pode ter direito a um dos tipos de benefícios por incapacidade:
De acordo com o especialista previdenciário Hilario Bocchi Junior, afirma que esse tipo de patologia, pode ser pontos para antecipar a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição.
A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho é um órgão do governo Federal do Brasil), afirma que o problema de coluna é a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez.
O segurado pode ter doenças ocasionadas por vários fatores, podendo ter relação com o ambiente de trabalho, os especialista na área chama de exógena, ou até mesmo endógena.
O especialista Bocchi Junior diz que quando a doença é exógena, colocando em ênfase aquelas que são agravadas pelo ambiente laboral, o cidadão passa a ter mais direitos na Previdência, independente se for empregado do setor privado ou servidor público.
Dependendo da limitação do trabalhador ele pode conseguir o benefício bem antes do tempo necessário.
Se o funcionário é uma pessoa apta e saudável para exercer suas atividades laborais, porém, existir algum tipo de limitação:
Todas essas limitações citadas acima, podem permitir que a aposentadoria por idade seja concedida com 55 anos se for mulher ou 60 anos homem, mas é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição.
Na aposentadoria por tempo de contribuição, a antecipação vai proceder do grau da deficiência, dependendo o benefício pode ser antecipado em dois, seis e até mesmo dez anos.
De acordo com pesquisas e estatísticas, problemas na coluna podem não ocasionar a incapacidade, mas podem reduzir o tempo da aposentadoria.
Como já mencionamos acima, os problemas de coluna são a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez.
Referente a uma pesquisa feita no Hospital das Clínicas da USP, foi apontado que uma das principais causas de afastamento das atividades laborais é a lombalgia ( dor na região lombar).
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Com informações do G1, adaptado por Laís Oliveira, Jornal contábil.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…