Chamadas
Aposentadoria por idade rural
Aposentadoria por idade rural é um benefício concedido ao segurado que trabalha exclusivamente na atividade rurícola, a existência de contribuições urbanas não impedem a concessão desse benefício, em regra, mas esse tempo não será considerado já que tratamos de um benefício rural.
Antes de aprofundar no assunto é necessário apresentar os requisitos básicos para a concessão desse benefício ao trabalhador rural.
Para a aposentadoria por idade rural a lei prevê que o requisito etário será reduzido em consideração a urbana, sendo que na modalidade rural para a segurada mulher é necessário que tenha 55 (cinquenta e cinco) anos completos na data de requerimento, e para o segurado homem 60 (sessenta) anos (art. 48, § 1º da Lei 8213/91).
A carência a ser considerada para o benefício em questão é de 180 (cento e oitenta) meses de efetivo exercício da atividade agrícola (art. 48, § 2º da Lei 8213/91). Essa é a maior diferença entre o benefício urbano e o rural, naquele é necessário que exista a efetiva contribuição, neste não há obrigação da contribuição para o sistema previdenciário, apenas da comprovação do efetivo exercício da atividade rural.
É necessário que o segurado quando do requerimento esteja em efetivo exercício de sua atividade, ou seja, para requerer a aposentadoria por idade rural é necessário ainda laborar no meio rurícola no tempo do requerimento.
Vamos resumir os requisitos básicos:
a) Segurada mulher 55 (cinquenta e cinco) anos completos na data de requerimento;
b) Segurado homem 60 (sessenta) anos completos na data de requerimento;
c) Para ambos os segurados 180 (cento e oitenta) meses de efetivo exercício da atividade rurícola, que podem ser contínuos ou não;
d) Laborar no meio rurícola no tempo do requerimento.
O valor do benefício de aposentadoria por idade rural será sempre igual ao salário mínimo vigente, não se aplicando as demais regras de cálculo neste benefício (art. 48, § 2º da Lei 8213/91).
Essa modalidade de aposentadoria é devida apenas ao segurado especial, o qual possui regramento diferenciado para ser qualificado nesta condição. Vamos abordar esse tema em conjunto com a forma de comprovação da atividade rural, mas no próximo artigo.
Espero que este artigo tenha ajudado
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original por Andrielly Scrobot advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná – nº 95.475, graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, com aprimoramento na área de Direito Previdenciário pela Escola Superior de Advocacia – ESA em Curitiba – OAB/PR.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep