Imagem por @dcstudio/ freepik
A Aposentadoria por Invalidez, atualmente chamada de Benefício por Incapacidade Permanente, se trata de um benefício previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado aos segurados que ficam total e permanentemente incapazes de exercer qualquer tipo de trabalho.
No entanto, apesar do que muita gente pensa, a aposentadoria por invalidez não é um benefício vitalício, na realidade a aposentadoria por invalidez tem uma validade, que é enquanto persistir a incapacidade do segurado.
Dessa forma, com o passar dos meses ou anos, caso o segurado comece a se recuperar, volte a estar apto para o trabalho, a aposentadoria por invalidez será encerrada.
Nesse sentido, é importante se atentar, pois, existem situações que podem levar ao encerramento do benefício, é justamente sobre essas situações que falaremos agora!
Vamos conhecer a seguir todas as situações que podem levar o INSS a suspender a sua aposentadoria por invalidez:
Vale lembrar que o INSS realiza uma perícia médica anual para atestar que o segurado continua com a incapacidade total e permanente.
Salvo a hipótese do INSS identificar uma possível fraude, o Instituto não poderá mais convocar o aposentado para revisão nos seguintes casos:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício
Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas
Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…
A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…
A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…