Aposentados são pegos de surpresa com reajuste extra do INSS

Até o momento, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tinham informação apenas de qual seria o reajuste anual dos benefícios para aqueles que recebem um salário mínimo.

Isso porque, o reajuste dos benefícios do INSS com valor superior a um salário mínimo até o teto previdenciário é definido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumulado nos 12 meses do ano anterior.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, é o índice utilizado pelo governo para medir os níveis de inflação no país, dessa forma, ao identificar o INPC acumulado ao longo do ano anterior é possível determinar novas correções.

Dessa forma, somente na última terça-feira (10), o acúmulo do INPC foi apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde agora é possível consultar qual será o novo valor do salário dos benefícios para este ano.

Novo reajuste das aposentadorias

Conforme divulgado pelo IBGE, o INPC acumulado ao longo de 2022 foi de 5,93%, ou seja, a inflação final do ano passado fechou com uma alta de 5,93%.

Logo, como os benefícios acima de um salário mínimo, são normalmente corrigidos com base nos avanços da inflação, todo e qualquer segurado que ganha mais do que o piso nacional, mesmo que poucos reais, terá o reajuste de 5,93% em 2023.

O reajuste no valor do benefício dos segurados que ganham acima do salário mínimo, normalmente é menor do que para aqueles que o piso nacional.

Esse fato ocorre porque, historicamente, o reajuste das aposentadorias e pensões do INSS que recebem benefícios com valor acima de um salário tem sido exatamente a variação do INPC do ano anterior.

Já no caso dos segurados que ganham um salário mínimo, muitas vezes, o reajuste do piso nacional pode ser maior do que a inflação acumulada no ano anterior, logo, quem ganha mais acaba tendo uma correção menor.

O reajuste salarial anual para este público está em conformidade com as regras estabelecidas pela Lei 8.213/91, que trata dos planos de benefícios da Previdência.

Um aspecto importante que precisa ser mencionado, é que o índice de 5,93% é destinado para os segurados que já recebiam benefício previdenciário em janeiro. Os novos beneficiários do INSS, terão um índice de reajuste gradual.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago