O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025, abordando erros comuns, soluções e a importância da precisão nas informações
Até o dia 1º de abril os contribuintes vão precisar enviar as suas declarações por meio do programa do Imposto de Renda, portanto quem quiser transmitir a sua declaração ainda em março precisa aprender como baixar e utilizar o Programa Gerador de Declaração (PGD).
Para quem se acostumou com a declaração feita pelo aplicativo de celular e pelo Portal e-CAC, será preciso aguardar mais alguns dias até a liberação deles. Além disso, somente algumas informações da pré-preenchida estão disponíveis durante o mês de março.
Vamos explicar de maneira simples e fácil como instalar e utilizar o programa do Imposto de Renda de 2025.
Enviar a sua declaração do Imposto de Renda antes de outros contribuintes vai te ajudar a receber a sua restituição primeiro, além disso, caso tenha algum erro na sua declaração, você terá mais tempo para retificar.
Acontece que ao retificar a sua declaração, você sai da fila de restituição e acaba ficando para receber em outro lote, portanto, é importante se atentar ao envio desta obrigação acessória.
Outra dica para ter acesso mais rápido a sua declaração é optar pela declaração pré-preenchida e pelo PIX (para recebimento). Escolher os dois vai te colocar um degrau acima de prioridade do que os outros contribuintes (que não são dos grupos prioritários).
Leia também:
O download do programa é bastante simples, confira abaixo:
Agora é simples, basta instalar o programa no seu computador, depois disso, para enviar a sua declaração basta acessar utilizando a sua conta gov.br e senha. Após realizar seu login basta selecionar a aba “Nova” e depois escolher “Declaração de Ajuste Anual”.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…