Área de pré-vendas representa a otimização da estratégia comercial de um negócio

O processo de vendas possui várias etapas para que a estratégia comercial seja efetiva, ou seja, com o fechamento do negócio. E, para isso, a área de pré-vendas é fundamental, especialmente em empresas B2B, que lidam com vendas complexas e de alto valor agregado.

As ações que antecedem a venda são fundamentais para a conquista dos Clientes. Não é à toa que grandes empresas contam com equipes especializadas, contando com times multidisciplinares, que atuam neste estágio estratégico para o fechamento de negócios.

Assim, uma equipe de Pré-Vendas tem como objetivo principal apoiar tecnicamente no processo de venda, para que a solução oferecida esteja perfeitamente adequada às necessidades de um prospect, ou seja, de um Cliente em potencial. Isso também se aplica para atuais Clientes, que desejam renovar contratos e adquirir novos serviços, aumentando a satisfação e a retenção desse público. 

Pesquisas reforçam a importância de uma equipe especializada para essa finalidade. Segundo dados da McKinsey & Company, as empresas que investem em Pré-Vendas alcançam entre 40 e 50% mais oportunidades de negócios e entre 80 e 90% de chances de renovar acordos com antigos Clientes.

Dessa forma, a equipe de vendas terá o apoio de profissionais que reúnem informações técnicas, comerciais, além de uma visão holística sobre o negócio, produzindo conteúdo e soluções específicas para cada tipo de solicitação. Cabe a esses especialistas analisar as necessidades e o momento do Cliente, para assim oferecer produtos ou serviços customizados, garantindo maior sucesso para os vendedores da empresa. Em outras palavras, essa importante área “prepara o terreno” para que a fase de negociação aconteça com contexto, timing, direcionamento e aprofundamento técnico e comercial. Portanto, é possível ter ações mais estratégicas em todo o processo comercial. 

Sendo assim, é possível trabalhar com propostas mais embasadas e se posicionar de forma mais assertiva. Como consequência, a taxa de fechamento de negócios aumenta, porque o Cliente percebe que todas as suas necessidades foram consideradas na negociação, uma vez que a área de Pré-Vendas nutriu os vendedores com informações estratégicas. Além disso, as estratégias de implementação de serviços ficam mais evidentes, com propostas técnicas e comerciais bem elaboradas, trazendo maior segurança e confiabilidade para o fechamento do negócio. 

Por fim, as habilidades da área exercem um impacto significativo na geração de negócios para uma empresa. Quando bem estruturada, maiores as chances de construção de um relacionamento duradouro com os Clientes, que terão suas expectativas atendidas e, muitas vezes, superadas.

Por Fernanda Zujenas, Head de Consultoria e Inovação da NEO

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago