Connect with us

Carreira

Áreas de Contabilidade e Finanças se mantêm estáveis mesmo em momentos de crise

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Nos últimos anos, o Brasil passou por um período difícil na economia, fator que gerou um cenário de incerteza para muitos profissionais que buscavam uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, algumas áreas foram menos impactadas com a crise e continuaram a crescer e ofertar novas vagas, como finanças e contabilidade. 
Com os primeiros sinais de recuperação da economia, foi perceptível a forte demanda de oportunidades para as atividades ligadas a essas áreas e, por consequência, aconteceu uma grande valorização de seus serviços e salários.
Hoje, o mercado encontra-se em alta para quem deseja seguir em profissões relacionadas a contabilidade e finanças. Isso é evidenciado por conta da grande procura por profissionais que são exigidos tanto em períodos de bonança econômica, quando as empresas buscam expansão de mercado e crescimento, como em momentos de incerteza e crise, pois são fundamentais para dar os direcionamentos e saídas financeiras para permanecer, sem quebrar.
Neste contexto, aqueles que trabalham com finanças e contabilidade são essenciais em qualquer empresa, porém alguns campos de atuação destacam-se: Auditoria e Controladoria Consultoria do Mercado Financeiro. Além disso esses profissionais podem trabalhar no departamento financeiro de empresas de todos os portes e ramos, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários ou organizações do terceiro setor. Atuam, ainda, como autônomos, prestando consultoria.
Fonte: Faculdade Senac Porto Alegre – Ascom

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil