Áreas de Contabilidade e Finanças se mantêm estáveis mesmo em momentos de crise

Nos últimos anos, o Brasil passou por um período difícil na economia, fator que gerou um cenário de incerteza para muitos profissionais que buscavam uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, algumas áreas foram menos impactadas com a crise e continuaram a crescer e ofertar novas vagas, como finanças e contabilidade.
Com os primeiros sinais de recuperação da economia, foi perceptível a forte demanda de oportunidades para as atividades ligadas a essas áreas e, por consequência, aconteceu uma grande valorização de seus serviços e salários.
Hoje, o mercado encontra-se em alta para quem deseja seguir em profissões relacionadas a contabilidade e finanças. Isso é evidenciado por conta da grande procura por profissionais que são exigidos tanto em períodos de bonança econômica, quando as empresas buscam expansão de mercado e crescimento, como em momentos de incerteza e crise, pois são fundamentais para dar os direcionamentos e saídas financeiras para permanecer, sem quebrar.
Neste contexto, aqueles que trabalham com finanças e contabilidade são essenciais em qualquer empresa, porém alguns campos de atuação destacam-se: Auditoria e Controladoria e Consultoria do Mercado Financeiro. Além disso esses profissionais podem trabalhar no departamento financeiro de empresas de todos os portes e ramos, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários ou organizações do terceiro setor. Atuam, ainda, como autônomos, prestando consultoria.
Fonte: Faculdade Senac Porto Alegre – Ascom
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

36 minutos ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 hora ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 horas ago

Quebra no contrato de experiência: tenho direito à multa de 40% do FGTS?

Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso

4 horas ago