Categories: Destaques

Arrendar ou comprar um bem do ativo imobilizado para a sua empresa?

Existem alternativas para uma empresa viabilizar a construção do seu negócio, no tocante aos gastos investimentos em bens do ativo imobilizado, tais como, edifícios, máquinas etc. Seriam: comprar o bem e pagar à vista, comprar financiado com possibilidades de diversas alternativas de financiamento, ou arrendar o bem, ou ainda fazer um sale and lease back.

No caso do arrendamento, existem duas alternativas: uma seria a de arrendar o bem e ficar com ele até o final de sua vida útil, e a outra, seria arrendar o bem e ficar com ele por pouco tempo. No primeiro caso, trata-se da melhor opção quando as condições do arrendamento são melhores que as de financiamento de compra do bem.

É importante que a empresa tenha intenção de ficar com o bem no final do contrato. No segundo caso, seria uma melhor opção quando a empresa tem atividades especificas a realizar por um tempo determinado e a mesma não tem necessidade de adquirir o bem. Existem características e vantagens para cada um. Também, é importante examinar os aspectos fiscais, que podem trazer economia para a empresa, e outros tais como o efeito no lucro ou prejuízo da empresa, o que afeta o valor dos dividendos a pagar. Contabilmente, o bem deve ser contabilizado como um ativo imobilizado, todavia, para fins fiscais, o custo pago é considerado despesa no momento do pagamento.

Um exemplo de arrendamento é o caso da Açominas, hoje Gerdau. Toda a usina de Ouro Branco foi comprada pela Açominas que, por sua vez, fez a venda desses bens para um pool de agentes financeiros, e estes fizeram um arrendamento para a Açominas, ficando esta com a opção de adquiri-los ao seu final. Esta é uma operação de leasing, conhecida como sale and lease back. Em qualquer negócio, vale a criatividade.

Matéria: Nexia

loureiro

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

10 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

12 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

13 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

13 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

14 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

16 horas ago