Existem alternativas para uma empresa viabilizar a construção do seu negócio, no tocante aos gastos investimentos em bens do ativo imobilizado, tais como, edifícios, máquinas etc. Seriam: comprar o bem e pagar à vista, comprar financiado com possibilidades de diversas alternativas de financiamento, ou arrendar o bem, ou ainda fazer um sale and lease back.
No caso do arrendamento, existem duas alternativas: uma seria a de arrendar o bem e ficar com ele até o final de sua vida útil, e a outra, seria arrendar o bem e ficar com ele por pouco tempo. No primeiro caso, trata-se da melhor opção quando as condições do arrendamento são melhores que as de financiamento de compra do bem.
É importante que a empresa tenha intenção de ficar com o bem no final do contrato. No segundo caso, seria uma melhor opção quando a empresa tem atividades especificas a realizar por um tempo determinado e a mesma não tem necessidade de adquirir o bem. Existem características e vantagens para cada um. Também, é importante examinar os aspectos fiscais, que podem trazer economia para a empresa, e outros tais como o efeito no lucro ou prejuízo da empresa, o que afeta o valor dos dividendos a pagar. Contabilmente, o bem deve ser contabilizado como um ativo imobilizado, todavia, para fins fiscais, o custo pago é considerado despesa no momento do pagamento.
Um exemplo de arrendamento é o caso da Açominas, hoje Gerdau. Toda a usina de Ouro Branco foi comprada pela Açominas que, por sua vez, fez a venda desses bens para um pool de agentes financeiros, e estes fizeram um arrendamento para a Açominas, ficando esta com a opção de adquiri-los ao seu final. Esta é uma operação de leasing, conhecida como sale and lease back. Em qualquer negócio, vale a criatividade.
Matéria: Nexia
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…