* Por Dr. Thiago Volpi, do Espaço Volpi
Muito se fala em produtividade dentro das empresas, seja ela pequena, média ou grande. Em épocas de economia recessiva e momentos instáveis de crise, a produtividade é uma cobrança dentro das organizações e uma obrigatoriedade para o time de colaboradores – o que, infelizmente, tem refletido no emocional da companhia. De acordo com a pesquisa divulgada pela Isma-BR (2018), representante da International Stress Management Association, nove em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao mais incapacitante. O que isso significa?
Além de pouca ou nenhuma produtividade, significa que as companhias precisam investir em gestão de pessoas e psicologia organizacional. Quando falamos em investimento, não nos referimos somente às questões financeiras, mas sim em “tempo”, o momento que o empreendedor e a sua empresa se prestam a ouvir as dores do seu time. A decoração do lugar, as cores, os objetos podem ser dos mais felizes, mas nem sempre refletem no clima organizacional, pois é preciso lembrar sempre que uma companhia é feita de pessoas.
É preciso estudar cada colaborador. Alguns se dão melhor em trabalhos de equipe, outros se saem infinitamente melhor trabalhando sozinhos. Identificar o perfil de cada um é essencial para criar o ambiente de satisfação e de aprimorar a melhor comunicação para o seu time. Os gestores precisam entender as necessidades de cada um e colocá-los para se comunicarem dentro de um contexto agradável e que também vale lembrar sobre o incentivo da interação entre todos com trabalhos solidários, palestras motivacionais, comemoração dos aniversariantes do mês, entre outras pequenas e simples ações.
Uma outra questão que poucos empreendedores levam em consideração é a importância da alimentação. Conscientizá-los sobre os alimentos que consomem, manter a alimentação saudável e sem grandes intervalos entre uma refeição e outra, é tão importante quanto evitar que eles trabalhem durante o horário de almoço. Inclusive, se o seu time é do tipo que conversa sobre assuntos de trabalho nesse momento de relaxamento, são sérios candidatos a sofrerem de altos níveis de estresse.
Outro ponto que poucos acreditam serem de responsabilidade da empresa é o incentivo a prática de atividades físicas, que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade do dia a dia. O funcionário quebra a rotina, conhecer pessoas, descobrir um novo hobby além de cuidar da saúde e ter benefícios que lhe proporcionam bem-estar. Se for possível, a empresa pode fechar uma parceria com uma academia ou proporcionar esse tipo de atividade dentro de seu próprio espaço.
Muito além de tudo isso, é sempre importante realizar pesquisas sobre o clima da empresa e ouvir os funcionários, sejam sobre aquilo que gostam ou aquilo que acreditam que a companhia precisa melhorar. Pessoas que mantém relações saudáveis dentro das organizações em que trabalham e que se sentem felizes e realizadas, são mais seguras em suas atuações e tarefas e se sentem respeitadas. Esses sentimentos contribuem para a melhora de desempenho e consequentemente a tão desejada e buscada produtividade.
Dr. Thiago Volpi é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduado em Nutrologia, o Dr. Thiago Volpi fundou em 2006 o Espaço Volpi, clínica especializada em tratamentos para emagrecimento, estética, beleza, saúde e bem-estar aliado à performance mental, que hoje conta com 47 profissionais especializados. Também é sócio de um restaurante em São Paulo e atua com o segmento de franquias.
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