Valuation / Imagem: Freepik
No dinâmico mercado financeiro global, a disputa pelo topo é constante. Empresas de tecnologia, varejo e energia se revezam no pódio, impulsionadas por inovações, estratégias de crescimento agressivas e, claro, um valor de mercado impressionante. Mas o que faz uma empresa ser considerada a mais valiosa do mundo? E como esse valor é, de fato, calculado?
Neste artigo, desvendamos as sete empresas que, de acordo com as últimas avaliações de mercado, ocupam as primeiras posições e exploramos os principais métodos de valuation que as colocam no patamar de trilionárias.
A lista das empresas mais valiosas é dominada pelo setor de tecnologia, um reflexo claro da nossa dependência cada vez maior de soluções digitais. Os valores de mercado são atualizados constantemente, e as posições podem variar, mas, no momento, a disputa pelo topo é acirrada:
1) NVIDIA: No epicentro da revolução da inteligência artificial, a NVIDIA se consolidou como a empresa mais valiosa do mundo, com um valor de mercado que recentemente superou US$4 trilhões. Sua expertise em chips gráficos (GPUs) é fundamental para o desenvolvimento de IA, jogos e data centers, o que a coloca em uma posição estratégica no futuro da tecnologia.
2) Microsoft: A gigante da tecnologia, conhecida por seu sistema operacional Windows e o pacote Office, tem se consolidado como líder em nuvem (Azure) e em inteligência artificial. Seu valor de mercado também ultrapassou a marca de US$3,737 trilhões, mostrando a força de sua constante inovação e diversificação de produtos.
3) Apple: Com um ecossistema de produtos robusto e uma base de clientes leal, a Apple continua a ser um player dominante. O iPhone, seus serviços (Apple Music, iCloud) e a experiência de marca impecável sustentam seu valor de mercado, que atualmente se aproxima de US$3,119 trilhões.
4) Amazon: Mais do que apenas um e-commerce, a Amazon é um ecossistema completo. Com a Amazon Web Services (AWS) dominando o mercado de computação em nuvem e sua vasta rede de logística, a empresa se solidifica como uma potência em varejo e tecnologia, com um valor de mercado que supera US$2,357 trilhões.
5) Alphabet (Google): O conglomerado que controla o Google, o Android e o YouTube continua a ser uma força incontestável. Seu domínio em publicidade digital, buscas e serviços em nuvem (Google Cloud) garante uma receita massiva e um valor de mercado que ultrapassa US$2,159 trilhões.
6) Meta (Facebook): Apesar dos desafios, a Meta (anteriormente Facebook) mantém sua relevância com um portfólio que inclui o Facebook, Instagram e WhatsApp. Sua vasta base de usuários continua sendo um ativo inestimável, com um valor de mercado de aproximadamente US$1,839 trilhão.
7) Saudi Aramco: A única empresa não tecnológica na lista, a petrolífera estatal da Arábia Saudita, demonstra a importância da energia no mercado global. Sua posição estratégica como a maior produtora de petróleo do mundo a mantém entre as empresas mais valiosas, com um valor que gira em torno de US$1,604 trilhão.
O valor de mercado dessas empresas é, na maioria das vezes, o resultado da multiplicação do número de ações em circulação pelo preço atual de cada uma. Contudo, essa é uma visão simplista. O cálculo do valor intrínseco de uma empresa (o seu valor “real”) é um processo complexo, e os analistas de mercado usam uma série de metodologias, sendo o Fluxo de Caixa Descontado (DCF) um dos mais proeminentes para as grandes corporações.
O método DCF projeta os fluxos de caixa futuros que a empresa irá gerar e os traz a valor presente, descontando-os por uma taxa que reflete o risco do negócio. Em essência, ele responde à pergunta: “Quanto valem hoje todos os lucros futuros que esta empresa pode gerar?”.
No caso das gigantes de tecnologia, a avaliação também considera outros fatores:
Enquanto o valuation das gigantes globais envolve trilhões de dólares e complexos modelos financeiros, o processo para pequenas e médias empresas (PMEs) é igualmente crucial. Saber o valor real do seu negócio é fundamental para atrair investidores, planejar a sucessão, vender a empresa ou simplesmente para entender seu potencial de crescimento.
Não deixe o futuro do seu negócio ao acaso. Entender o seu valor é o primeiro passo para tomar decisões estratégicas e inteligentes. Nós oferecemos um serviço de valuation personalizado, que usa as metodologias mais precisas para revelar o verdadeiro potencial do seu negócio.
Descubra o valor do seu esforço. Entre em contato e agende sua avaliação de valor. Não se trata apenas de um número, mas sim de um novo horizonte para o seu negócio.
Entre em contato pelo (11) 98847-6831 ou pelo site ou pelo instagram @contadorlucaspereira
Por Lucas de Sá Pereira, contador , e colunista do Jornal Contábil e criador do instagram @contadorlucaspereira
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…
Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…
Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…
As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas