Dia dos pais / Imagem: Freepik
Faltando poucos dias para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (10), o interesse dos brasileiros pela data deu um salto expressivo, segundo análise da Do Follow, agência de link building, com base em dados do Google Trends nos últimos 90 dias (5 de maio a 5 de agosto).
O volume de buscas pelo termo “dia dos pais” atingiu seu pico máximo nesta semana (100 pontos), após um crescimento constante desde o fim de julho. A tendência reflete um movimento típico de sazonalidade, mas com destaque para a busca por homenagens personalizadas, atividades escolares e presentes simbólicos.
Entre os assuntos relacionados em maior ascensão, destacam-se com aumento repentino “lembrança dia dos pais”, “decoração dia dos pais”, “atividades para educação infantil” e “presente criativo”, além de assuntos como criatividade (mais de 600%) , gravata (mais de 550%) e caneca (mais de 200% de aumento) – o que sugere um forte interesse por itens feitos à mão ou com significado afetivo.
“Mais do que o consumo imediato, os dados mostram que o público está em busca de experiências e gestos simbólicos para celebrar a data. Isso se reflete especialmente na alta das buscas ligadas à educação infantil, criatividade e artes visuais”, analisa Carolina Glogovchan, CEO e especialista em SEO na Do Follow.
A análise também revelou que o interesse pelo tema é especialmente alto em estados como Alagoas, Bahia, Roraima, Santa Catarina e Pernambuco, onde o volume de buscas superou a média nacional. O dado indica oportunidades para marcas e instituições que desejam realizar ações segmentadas e adaptadas ao perfil regional do público.
A proximidade da data comemorativa traz um alerta para marcas que ainda podem se beneficiar da última janela de comunicação antes do domingo. Conteúdos que oferecem soluções rápidas e inspiracionais, como ideias de lembrancinhas, playlists temáticas, cartões personalizados ou vitrines decoradas, tendem a ter boa receptividade.
Além disso, otimizar esses conteúdos para SEO e ferramentas de IA Overview pode ampliar significativamente o alcance nesse período de alta demanda. Incluir termos em ascensão pode aumentar a visibilidade em mecanismos de busca e assistentes de inteligência artificial, que vêm ganhando protagonismo nas decisões de consumo.
“Estratégias de conteúdo orientadas por dados ajudam a captar a atenção do público e também a ranquear melhor nos resultados orgânicos, gerando tráfego qualificado nos canais digitais”, aponta Glogovchan.
Com mais de seis anos no mercado, a Do Follow é uma agência especializada em backlinks. Focada em ajudar empresas a melhorarem seus resultados na busca orgânica, a Do Follow cria e executa estratégias de link building e conteúdo otimizado para aumentar a autoridade do site e melhorar o posicionamento de termos no Google, além de prestar consultoria.
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